Quando tiver sucesso, todos vão olhar como se você estivesse num palco, completamente nu. Todos verão quem você é, porque o sucesso vai deixa-lo exposto. Se a pessoa não tem medo de se expor, na hora em que o sucesso chegar, ela vai se sentir perfeitamente à vontade. E se o sucesso vier e colocar você nessa posição, o que vai acontecer? É aà que começam as nossas resistências.
Vamos dizer que você estava num cargo que não representava nenhum tipo de ameaça, mas bastou receber uma promoção e virar o centro das atenções na empresa que esse cargo se tornou uma ameaça, já que você não é o tipo que tem muita segurança em si. Quando você tem medo de alguma coisa as suas forças de defesa, as mesmas que agem para impedi-lo de se machucar, também seguram o seu sucesso. Elas atuam em função de conter o que o ameaça para protegê-lo. Na verdade é você mesmo quem segura o seu sucesso.
Se você está bem, sua carreira também vai bem, pois o bem e o mal estão em todo lugar, somos nós que nos sintonizamos com eles. Mas é só algo começar a ficar ameaçador que suas defesas, inteligentemente, criam obstáculos ou aproveitam aqueles que estão à sua volta.
Veja esse exemplo: Ele é um ladrão. Sempre foi seu vizinho, morou anos lá e nunca roubou, mas naquele dia foi roubar logo o seu. É porque a sua energia usa o ladrão para roubar o seu carro, para segurá-lo, evitando assim que você possa ir para frente. “Quer dizer que minha própria energia foi lá para pegar o ladrão para me atormentar?” Sim. Para protegê-lo contra o perigo do sucesso, pois para você ele representa uma ameaça.
É importante tomar consciência dos valores resistentes, do que é tão ameaçador para você no progresso. Não ousamos nos conscientizar porque nossa própria mente nos impede de saber, já que teremos que lidar com isso e sem saber vamos causando mais resistências. Então vamos seguindo nos defendendo das “próprias surras”, por temer ver o que nos impede de progredir.