Projeto de Vida aos 40 anos, ou mais

11:00


Você pode ter chegado aos 40 e não ter concretizado teus sonhos ou chegado aos 40 e percebido que está no mínimo na metade da vida e que a outra etapa vai parecer mais longa, já que agora você é uma adulta.

Os filhos estão saindo de casa ou nunca vieram; o casamento está uma rotina ou não aconteceu; a profissão deslanchou, mas já está se esgotando e te esgotando ou a profissão nunca te realizou; o corpo se modifica a cada semana e não mais a cada mês; aquela máquina fotográfica comprada há mais de 15 anos para as fotos da viagem está na estante como artigo de antiguidade ou as viagens foram tantas e no final nenhuma te preencheu como você pensava; a fé está em cima do muro pelas inúmeras crenças que não trouxeram o resultado esperado. Hoje você arca com o cansaço de ter feito muito, ganhado muito e não se sentir inteira com nada e a leveza e a suavidade foi trocada pela racionalidade áspera, depois das frustrações.

A responsabilidade tomou o lugar da espontaneidade, os medos se acumularam, a maior sensação é de que é tarde demais para tudo. A medicina avançou e te empurra para rua te dizendo que você pode ter energia sempre e juventude eterna. Há um conflito entre o desejo de chegar aos milhões e ter tudo e largar tudo e viver livre por aí, apenas por aí, sem satisfação à ninguém. Ter a sua própria versão de Comer, Rezar e Amar. Tem também aquela vontade de largar tudo, mas começar com outro marido, trabalho, amigos, e as às vezes até filhos. 

Quanta coisa pode vir à acontecer a partir das próximas escolhas? Quantos paradigmas, crenças precisam ser trocados para que você possa prosseguir com mais sanidade?

Algumas mulheres sentem que estão acordando, outras que estão desistindo. Quem não possui algum destes fantasmas aos 40, não é humano. Melhor, quem não tem “muitos” destes fantasmas é porque não viveu nada. 

Não importa se você acredita somente nesta vida ou em outras mais, a próxima etapa está chegando e é muito tempo. Chegou a hora de parar de recriar sofrimentos e fazer um novo Plano que seja coerente com a realidade com que cada uma se encontra e não com os sonhos generalizados de toda adolescente. Está na hora de refazer os Planos para as que realizaram quase tudo e as que não realizaram quase nada. Ah, e também para as que realizaram um pouco de tudo e sentem que não concluiram bem, quase nada. 

Um ciclo se fecha e outro começa. É a hora da rendição. Renda-se ao novo, crie suas regras, priorize-se, faça seu roteiro mesmo acompanhada, respeite seus valores, siga o seu rumo. Começa agora, aos 40,  a Melhor fase de uma Verdadeira Mulher. Agora você está apta a construir o que quiser, e amparada pela idade a  destruir o que não serve mais, sem parecer uma tola inconsequente. 

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

You Might Also Like

0 comentários