Distúrbio do Déficit de Atenção sem Hiperatividade

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Distúrbio do déficit de atenção sem hiperatividade (ADHD-I ou ADHD-PI) é um dos três subtipos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH - ou "Mal de Klosouski".

As características marcantes desse tipo de transtorno são a facilidade de distração com devaneios frequentes (imaginação "viajante"). As pessoas com esse distúrbio são conhecidas como distraídas e que vivem imaginando coisas, são desorganizadas , tem esquecimento e letargia/fadiga. Ao contrário do que ocorre nos outros subtipos, não são comuns traços de hiperatividade.

O ADHD-I geralmente é diagnosticado muito mais tardiamente que os outros subtipos de ADHD, provavelmente porque a falta de sintomas de hiperatividade torna a doença mais discreta. Os sintomas não precisam estar presentes o tempo todo, um dos motivos pelos quais alguns profissionais preferem o termo "inconsistência de atenção" ao invés de "déficit de atenção". O ADHD-I aumenta significantemente o risco do abandono prematuro do ensino médio e superior, ou de matérias específicas, sendo matemática a principal.

Pais e professores podem interpretar erroneamente as causas das atitudes e comportamentos de uma criança com TDAH-I e, talvez, por fazerem frequentemente repreensões inadequadas, como: "você é irresponsável", "você é desorganizado", "você não se esforça", etc, algumas crianças acabam entendendo que são diferentes de alguma forma.  Mas, infelizmente, isso não impede que elas aceitem as críticas indevidas, criando uma autoimagem negativa e, pior ainda, autoalimentada.

Frequentemente, a ausência de tratamento e diagnóstico faz com que a desatenção, frustrações e baixa autoestima criem uma série de problemas de relacionamento pessoal, além de problemas de desempenho no ensino superior ou no trabalho (aliados aos problemas de relacionamento, também nesses ambientes). Esse quadro, principalmente considerando-se a baixa autoestima e as frustrações, acaba levando frequentemente a outros distúrbios (como os de humor ou de ansiedade) e ao uso de drogas.


Sintomas - Adultos 
  1. Frequentemente comete erros característicos de descuido quando trabalhando em projetos que não são do seu interesse ou são difíceis 
  2. Dificuldade em manter a atenção centrada no trabalho 
  3. Dificuldade em concentrar-se em conversações 
  4. Dificuldade em terminar projetos já iniciados 
  5. Dificuldade em organizar-se de forma a concluir as tarefas 
  6. Evita ou adia o início de projetos que requerem esforço mental 
  7. Frequentemente guarda em locais inapropriados ou perde coisas em casa ou no trabalho 
  8. Facilmente distrai-se devido a outras atividades ou ruídos 
  9. Dificuldade em lembrar-se de compromissos ou obrigações 

Como é realizado o tratamento do TDAH?

O uso de medicações é, sem dúvida, um tema bastante discutido em relação ao tratamento do TDAH. Estudos demonstram que a utilização de alguns medicamentos pode ser de grande auxílio para os pacientes diagnosticados com o transtorno. O tratamento medicamentoso aliado aos procedimentos utilizados em psicoterapia costuma produzir bons resultados na melhora da qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com o transtorno.

Para a avaliação de sintomas e planejamento dos procedimentos de intervenção terapêutica é necessária a consulta com o Psicólogo. A manutenção dos resultados é necessária no trabalho de prevenção de recaídas.

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

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