O que cancela aquilo que determinamos?

16:56


O meu entendimento de determinação é algo terminado, é uma certeza absoluta, é algo que não falta nem excede, é aquilo e ponto final. Não se mexe, não desliza, não muda o ponto, está ali naquele lugar, daquele jeito, exatamente como definido. Se está definido foram usadas todas as potências: pensamentos, sentimentos, conhecimentos, movimentos, expressões, ações. Determinação é uma entrega total. É como definir uma cidade, sair de casa e se dirigir pela rota que se sabe para chegar naquele lugar. Se chover muito forte posso parar e esperar passar; se estiver cansada posso descansar e depois prosseguir; se errar o caminho, busco uma nova rota, demoro um pouco mais, vivo o que não era programado, até que enfim chego ao lugar definido. Então está terminado. A dificuldade de ser determinado não é algo novo, ao contrário, é muito antiga, mas o excesso de estímulos e possibilidades que a globalização, termo já velho, nos trouxe, tem trazido muitos prejuízos. 

Não me parece necessário muitos esclarecimentos sobre esses estímulos, pois neste momento lendo esse texto você pode estar ansioso para ler os outros milhões sobre esse assunto que estão disponíveis, para no final das contas não ter certeza nenhuma. Querer pular daqui para outro, querer terminar rápido para buscar outras e outras informações pode ser um indício de como você funciona com relação a determinar o que quer para sua vida. 

Um dos maiores problemas hoje é conseguir ter energia para que algo dure até se esgotar completamente. 

Não conheço alguém que tenha entrado nesses aplicativos de relacionamentos e tenha determinado  apenas uma pessoa para começar a conhecer. Conheço poucas pessoas, com as infinitas possibilidades profissionais que hoje existem, que se encontram certas e satisfeitas se aprofundando somente em uma coisa. Se ampliar parece ir para tudo e todos os lados. Eu poderia seguir, mas sei que já foi compreendido: determinação é sinônimo de existir, pois só em algo que estou inteiro é que posso entender como real. Determinação é parceiro da qualidade, beira à perfeição, que também significa algo terminado, inteiro. Determinação anda de mãos dadas com a paz, e é inimiga da ansiedade. 

Se você teve paciência para chegar até aqui é porque quer saber a resposta ao título proposto: o que faz com que aquilo que determinamos seja cancelado é o que eu considero que será a doença do futuro: a dúvida. Não a indecisão enquanto se analisa algo para depois determinar, falo das oscilações constantes por enxergar tantas possibilidades e querer viver todas. Estar na estrada é bom, mas é bom exatamente porque é o caminho para chegar naquela cidade. Já viver na estrada, constantemente mudando de opinião sobre aonde quer chegar, é estar no limbo, correndo perigo, perdendo tempo, deixando de existir. 

Mas, e se a cidade que eu determinei não for boa, se eu não for feliz com minha escolha? 

Se ao adentrar a cidade ela for uma decepção, mas você tiver aprendido como andar pelas estradas, o que te impede de pegar a estrada de novo?

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

You Might Also Like

0 comentários