A Co-dependência, também conhecida por "mulheres que amam demais" , é uma incapacidade que algumas mulheres têm para viver relacionamentos amorosos saudáveis, com uma tendência constante para se apaixonarem por pessoas muito problemáticas e ficarem presas emotivamente a estas mesmas pessoas.
Nestas mulheres, existe uma atração por parceiros que sejam ausentes, negligentes, imaturos ou mesmo violentos (fisicamente e/ou verbalmente). De uma forma inconsciente, há uma necessidade de perpetuar uma série de emoções negativas que estes parceiros lhes provocam, como forma de se manterem num "equilíbrio" enganador, que lhes traz sofrimento e angústia ao longo de toda uma vida. Segue abaixo algumas características para sua própria análise:
1 - Tiveram lar desajustado em que as necessidades emocionais não foram satisfeitas,
2 - Por não terem recebido atenção, suprem a necessidade sendo superatenciosa, principalmente com homens carentes,
3 - Como não conseguem transformar seus pais em pessoas atenciosas, amáveis, afetuosas, tentam transformar através do seu amor um homem inacessível.
4 - Com medo de ser abandonada faz qualquer coisa para impedir o fim do relacionamento(abandono), ou foge do relacionamento para não sofrer o abandono.
5 - Quase nada é problema, toma tempo ou custa muito para ajudar o homem que está envolvida. Compra coisas que não pode presentea-lo, vive de acordo com o estilo de vida dele que é maior que o seu.
6 - Por falta de amor em relacionamentos pessoais está disposta a ter paciência, esperança, tentando agradar cada vez mais.
7 - Arca com mais de 50% da responsabilidade , da culpa, das falhas, em todo relacionamento,
8 - A autoestima dá a impressão que ela não merece ser feliz. Acredita que ainda não tem o direito de desfrutar da vida, como se não fosse merecedora de amor e atenção,
9 - Com pouca segurança da infância a mulher tem necessidade "desesperada" de controlar o homem e seu relacionamento. Mascara os esforços sendo prestativa para controlar pessoas e situações,
10 - A mulher está muito mais em contato com o sonho de como o relacionamento poderia ser, do que com a realidade da situação. Escolhe um homem que não é o que quer e continua a sonhar quando tenta a todo custo transformá-lo,
11 - Mulher dependente de homens e de sofrimento espiritual. Com o relacionamento diminui a habilidade de prestar atenção a outros aspectos da vida e lidar com eles. E sem um homem a quem dirigir a atenção entra em estado de abandono.
12 - Tendência psicológica e bioquímica a depender de doces e álcool,
13 - Ao ser atraída por pessoas caóticas ou situações dolorosas, incertas, a mulher evita concentrar responsabilidade nela mesma,
14 - Tende a ter momentos de depressão mas tenta fugir através da agitação criada por um relacionamento instável,
15 - Não tem atração por homens gentis, estáveis, seguros e interessados nela.
Luciana Sereniski
CRP12/06912
CRP12/06912
Fonte: Mulheres que amam demais - Robin Norwood.