O Simbolismo dos Discípulos e relação com psique
10:15Os livros Sagrados apresentam histórias que podem ou não ser reais. Para a Psicologia Junguiana isso não faz diferença. Esses dramas ajudaram a nos construir e nos descobrir. Seus personagens são “hoje” a personificação das qualidades e atributos da Psique. Tudo que se encontra na Bíblia ou noutro livro Sagrado, à priori, é simbólico. Já parou para pensar porque Jesus escolheu aqueles discípulos? O que eles representavam para aquilo que Ele quis ensinar? No que essas figuras podem nos auxiliar na busca do Nosso Ser Real?
Cada discípulo tinha uma característica peculiar. E elas eram vistas como inferiores ou sem importância, pelos poderosos (imagine esse processo acontecendo dentro de você), e talvez por isso não perceberam o poder que estava sendo criado. Quando menos esperavam os milagres já estavam acontecendo. Aquilo que nossa mente não vê como possível estabelecimento não dá muito valor e não cria objeção no movimento dessa característica, ficando esta livre dentro da Psique. Por isso que quando se inicia algo e se começa realizando tópico a tópico, indo de degrau em degrau não há uma verdadeira oposição, porque a mente não sente que vai ser transformada. Vamos conhecer algumas características de cada discípulo que precisamos disciplinar em nós. As características disciplinadas, sempre vão obedecer as ordens de quem as disciplinou.
1 - Simão - que depois foi chamado Pedro, o atributo é a AUDIÇÃO. Quando essa qualidade é disciplinada controlamos àquilo que chegará aos nossos ouvidos. Não importa o que a realidade naquele momento possa apresentar, a pessoa só ouve aquilo que é primordial para seguir na direção que acredita ser o caminho. A orientação de Jesus à este era: Apenas deveria permitir a entrada de visitantes dignos e respeitáveis na Casa, a Consciência. Após esta Consciência ele recebe outro nome, Pedro, mostrando que ele é outra pessoa à partir dali. Pedro, designava pedra, aquele que não pode ser subornado ou coagido por ninguém. Descobre que o seu Eu é Cristo, começa a ter Fé em Si Mesmo. Com essa descoberta recebe as chaves do Céu.
2 - André - irmão de Pedro, essa segunda característica é originada da primeira. Ao disciplinar a audição, e descobrir que posso confiar em mim começo a ter CORAGEM. Ouso naquilo que acredito que precisa ser feito, mesmo com tudo contrário, confiante, espero com tranquilidade o resultado.
As próximas características também tem relação, pois também vêm de dois irmãos.
3 - Tiago - O Justo e
4 - João - O Amado - Para que a justiça seja sábia precisa ser feita com Amor respondendo o Mal com o Bem. Quando Tiago é elevado ao alto cargo de Juiz Supremo torna-se obrigatório que se coloque em seus olhos uma venda, para não ser influenciado pela matéria, pela aparência das coisas. O juiz disciplinado em nós é a característica de quem não se deixa levar pelas aparências, pois escuta tudo desapaixonadamente, sem envolvimento emocional. Com a JUSTIÇA AMOROSA disciplinada conseguimos perdoar à todos, o que não significa que os efeitos do erro não serão recebidos. Cada um só expressa no momento aquilo que no momento está consciente de Ser. Sem condenar ou criticar a consciência momentânea da pessoa, aceitemos o mundo como ele se apresenta e mudamos, se necessário a nós mesmos.
5 - Filipe - Este pediu que lhe mostrasse o Pai. O Pai é o estado de consciência superior que habita o Ser humano, e o Pai só pode ser visto quando expressado e é a imagem e semelhança de onde provém, a consciência da pessoa.
Jesus disse à ele: Todo esse tempo conosco e você não me reconhece Filipe? Aquele que me viu também viu o Pai.
Aquele BUSCADOR sempre alcança. PERSISTE, sabe que tem mais do que está sendo mostrado.
6 - Bartolomeu - Qualidade IMAGINATIVA disciplinada, coloca a pessoa acima da média. Quem a possui se destaca dos demais. É como separar o joio do trigo. É a imaginação ou a falta dela que faz da pessoa um líder ou mais um na multidão. Quando disciplinar sua imaginação e parar de focar no medo e imaginar a desgraça, na raiva e imaginar a confusão, na tristeza e imaginar a derrota, numa pessoa que não gosta e imaginar sua queda, e começar a direcionar sua imaginação para construir o cenário da realização do que deseja, então, e só então sua mente será um mundo de ideias para a materialização dos desejos e elevação dos limites humanos.
7 - Tomé - Este duvida. E esta qualidade pode ser positiva. Se aparece uma doença duvida que é real e modifica a realidade até a saúde que acredita ter, se há a falta de dinheiro duvida desta realidade e persiste até enxergar a realidade da fartura que está na sua consciência. É a qualidade disciplinada da NEGAÇÃO, que evita que a pessoa receba impressões que não estejam em harmonia com seu estado de Ser, já que a materialização nem sempre ocorre imediatamente à consciência. Adotar uma posição neutra diante da realidade negativa faz com que essa tenha que se modificar para materializar uma realidade que já está consciente. CREIA PARA VER e não Veja para Crer.
8 - Tiago - Filho De Alfeu - Qualidade do DISCERNIMENTO. Uma mente clara e organizada chama esse discípulo à existência para ver com clareza, ter a clarividência (enxergar além). É uma mente que consegue interpretar com sabedoria o que se vê, avaliar e antever o que vem, podendo modificar o caminho, caso não seja o desejado.
9 - Judas Tadeu - Discípulo da GRATIDÃO, qualidade de dar Graças, elogiar. Quando esta qualidade está desperta a pessoa vive dizendo: Obrigada, Grata. E sabe que a gratidão pelas coisas não vistas abre as janelas do céu, permitindo que caia sobre ela mais presentes do que ela possa receber. Aquele que não é grato pelo que tem no momento, não receberá mais presentes da Fonte. Até que essa qualidade seja disciplinada o Ser humano não verá o deserto florescer.
10 - Simão - O Cananeu - Da terra do leite e mel. Quando essa qualidade é chamada para ser discípulo a pessoa está ciente da abundância e da riqueza. É o discípulo das BOAS NOTÍCIAS. Este aspecto disciplinado é incapaz de ouvir outra coisa que não seja boa notícia e isso dá a certeza da fartura.
11 - Mateus - É o dom de Deus (Consciência) - Essa qualidade revela que os desejos são dons recebidos e neles já contém o projeto e o poder para expressão. A pessoa não fica questionando como esse desejo vai manifestar, se não enxerga a possibilidade no momento, porque as formas como vai acontecer não importa. É a qualidade de ACEITAR OS DESEJOS, como PRESENTES JÁ RECEBIDOS. Aquele que tem dificuldade de aceitar presentes, elogios, ajuda do outro, tem a necessidade de disciplinar essa qualidade.
12 - Judas Iscariotes - DEIXAR DE SER QUEM É. Essa é a qualidade desse discípulo quando desperta em nós. Ela sabe que precisa deixar de Ser (morrer por vontade própria). Obviamente não é real que deva ser um suicídio físico, foi apenas uma alegoria para mostrar que quando nos arrependemos verdadeiramente nossa mente nos perdoa quando deixamos de Ser quem éramos e realizar o que realizávamos que nos fazia mal ou a outros. É a qualidade de RENUNCIAR A SI para tornar-se aquele que deseja Ser.
É importante observar que: pensamos que para sermos melhores, manifestar nossos desejos, ir além, ter poder, ser amados, realizar milagres, precisamos ter todas as características positivas e eliminar as vistas como negativas. E Jesus dizia: Eu vim para os pecadores, ou seja, o que você tem que considera ruim ou "normal" é exatamente, se bem direcionado aquilo que te levará ao lugar de direito, a tornar-se o Todo. A elevação psíquica vai acontecer com e através daquilo que menos considera em você. Portanto, antes de buscar outras características em você para disciplinar, considere disciplinar estas apresentadas, pois com elas Jesus mostrou que tudo é possível.
Ah. Já estava esquecendo. Os discípulos pelo aprendizado do correto uso de suas características foram declarados livres. E você, como se autodeclara?
Luciana Sereniski
CRP 12/06912
0 comentários