Ativando Atenas

16:24


As mulheres que não são por natureza como Atenas, a deusa estrategista, sábia, podem cultivar esse arquétipo através da educação ou trabalho. A educação requer o desenvolvimento das qualidades de Atenas. Quando a mulher leva a sério a escola, ela desenvolve os hábitos de estudo disciplinados. Matemática, ciências, gramática, pesquisa e escrever dissertações requerem as habilidades de Atenas. O trabalho tem efeito semelhante. Comportar-se “profissionalmente” implica que a mulher seja objetiva, impessoal e habilidosa. A mulher que sente profundamente pelos outros pode ingressar na medicina ou enfermagem, por exemplo, descobrir que entrou no território de Atenas e precisar aprender a observação desapaixonada, o pensamento lógico e certas habilidades.

Toda instrução estimula o desenvolvimento desse arquétipo. Aprender fatos objetivos, pensar claramente, preparar-se para os exames e fazer testes são todos exercícios que evocam Atenas.

Atenas pode também desenvolver escapatória para necessidades. Uma jovem numa família corrupta pode aprender a esconder seus sentimentos e vestir couraça protetora. Pode tornar-se insensível e não estar a par de seus sentimentos porque de outra maneira não estará segura. Ela deve aprender a observar e a usar de estratégia para sobreviver. Atenas torna-se ativada em qualquer momento que uma mulher vitimada comece a planejar um meio de sobrevivência ou de fuga.

Walter F. Otto, autor de The Homeric Gods, denominou Atenas de deusa “continuamente próxima”. Ela se punha imediatamente atrás de seus heróis e era invisível aos outros. Sussurrava conselhos, aconselhava comedimento e lhes dava certa margem de superioridade sobre seus rivais. O arquétipo de Atenas “continuamente próxima” precisa ser convidado “ a se aproximar” toda vez que a mulher precisa pensar claramente quando está numa situação emocional, ou toda vez que ela compete nos mesmos termos como um homem em sua ocupação determinada ou campo educacional.

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

You Might Also Like

0 comentários