A mulher que tem personalidade tipo Hera, ou seja, as caracterÃsticas da deusa, esposa de Zeus, é aquela que tem a expectativa de que o homem a preencherá. É a mulher atraÃda pelo homem de sucesso, competente, da alta classe social ou de famÃlia com destaque. As mulheres tipo Hera não se interessam pelos idealistas, os que lutam por causas ou, os que fazem o estilo intelectual, mas sem dinheiro ou poder.
A questão é que esses homens poderosos, na sua maioria, escondem um elemento juvenil, certa imaturidade e pouca empatia. E essa imaturidade é a responsável por sua busca de variedade, mais do que profundidade, com as mulheres. E traição é coisa que mulher Hera não consegue tolerar, chegando a desenvolver depressão profunda e crises psicóticas. Esse tipo de homem aprecia a exposição de seu poder e não pensará duas vezes se houver a possibilidade de elevar seu ego, conquistando outras. Conquistar é poder para eles, seja mulher, dinheiro, posição. Para este perfil de homem, a mulher raramente será a relação mais importante de suas vidas.
E a mulher tipo Hera, evita confrontar, portanto suporta calada. Apesar de ser a deusa do casamento, a deusa esposa, provavelmente esse tipo de personalidade é a que mais sofre nas mãos dos homens, que mais aceita ser ferida, embora seja especialmente cruel e vingativa. Não com ele, com as outras.
Mulher Hera e Zeus dominador e paquerador foi o modelo até nossas bisavós, avós. Para ela o sexo vem junto com o amor, mas normalmente depende do marido para despertá-la sexualmente. A ideia de sexo submisso surgiu provavelmente com Hera.
O estado de felicidade de Hera depende da devoção de seu marido. Se com ele estiver tudo bem, então, não há problemas. Mas essa devoção, atualmente, inclui o marido que aprecia e valoriza a mulher quando ela também tem seu sucesso profissional e nesse caso, a relação tem mais chances de trazer alegrias ao casal.
Mas, esse padrão faz jus a muitos casamentos de fachada. O homem casa com a mulher ideal: educada, bem vestida, da sua classe social, algumas que até os ajudam em negócios não idôneos, mas, no seu mundo secreto, nem tão secreto assim, eles continuam com as conquistas, reforçando sua imaturidade.
A questão é que para eles, Hera é uma mulher segura. Entre todas as deusas ela seria a última a pedir a separação ou divórcio, preferindo ser abusada a perder o lugar "conquistado", ou melhor dizendo, “suportado”. E, ainda que eles se separem, ela sempre se reconhecerá como a oficial, a legÃtima, e esnobará as outras.
Mas há sim a possibilidade de Hera ser feliz e amada no casamento, ao contrário da deusa. O que ela precisa é despertar uma Afrodite, ou uma Atenas para caminhar junto. Assim ela tem a capacidade de sedução e também o poder, exatamente o que eles vão buscar lá fora.
Com certeza passou pela cabeça de vocês que ela deveria trocar de marido. Até poderia porque há Zeus e Zeus, mas a atração, enquanto outra deusa não for desenvolvida, será sempre por homens que no final iriam feri-la. E ser humano algum merece ou deve precisar sentir dor.