Escolhas que definem o Sucesso da Mulher
10:34
Transcrição de palestras realizadas sobre o que Impede o Sucesso da Mulher, em Itajaí e Brusque - SC
Percebi que os homens chegavam muito mais rápido a certos patamares profissionais que eu particularmente almejava.
Para estar aqui e falar sobre isso hoje com vocês fiz pesquisas muito profundas sobre a psicologia feminina e sua relação com o sucesso.
Comecei a pesquisa observando em minhas pacientes, normalmente mulheres formadas, com pós, com doutorado ou mesmo sem isso, mas muitíssimo aptas para atuar muito bem naquilo que haviam escolhido , mas depois de algum tempo sua ambição que até um tempo atrás lhes dava vontade de crescer, de conquistar, nesse momento estava diminuída. Eu percebia o potencial, elas nem tanto e havia possibilidades nelas que se eu falasse elas até ouviriam porque ajudaria na sua autoestima, mas não era levado muito em consideração.
O QUE PODE TER ACONTECIDO?
- O processo educacional foi tão cansativo, frustrante que desanimaram,
- Ou as pressões familiares,
- Ou o prazer de estar mais tempo com familiares, estava limitando seus sonhos,
São dados reais, mas porque isso não estava acontecendo também com os homens?
Apesar de décadas de progresso e melhores oportunidades, as mulheres em geral não desfrutam o poder e nem são consideradas em pé de igualdade com seus colegas do sexo masculino.
VER NUMERO DE MULHERES NO PODER NO BRASIL
De acordo com os números os homens tem 9 vezes mais chances de conquistar o sucesso que nós mulheres.
EXPLICAÇÕES: a mais tradicional.
- a discriminação sofrida pelas mulheres, hoje em dia nem tão obvia, (embora hoje vemos mulheres no poder, realizando seus sonhos, ganhando bem, a maioria desenvolve muito bem seu intelecto e guarda na gaveta, se tornam eficientes mas não grandiosas,
Estou convencida de que as mulheres não vão transpor os obstáculos institucionais se tropeçarem em seus próprios limites psicológicos. SE ELA NÃO CONSEGUE SE VER COMO VENCEDORA É INEVITÁVEL QUE DIMINUA SUA AUTOESTIMA E COMECE A ESPERAR MENOS DE SI MESMA, FAZENDO ESCOLHAS QUE COMPROMETEM O DESENVOLVIMENTO DO SEU INTELECTO, DO SEU PODER E DE SUA AUTORIDADE. ELA NÃO VAI PRESTAR ATENÇÃO AS OPORTUNIDADES QUE A AJUDARIAM A PROGREDIR. TALVEZ ELA NEM CHEGUE AO PONTO DE VER ALGUÉM BATER UMA PORTA NA SUA CARA, PORQUE SIMPLESMENTE ELA JÁ TERÁ FUGIDO POR UMA PORTA LATERAL.
Também observei algumas poucas pacientes cuja psicologia lhes permitia expressar suas ambições e por isso alcançaram grandes alturas. COMO ELAS CONSEGUIRAM ISSO?
Se libertando das tradicionais limitações e ansiedades femininas. Algo dentro delas as levou a fazer escolhas DIARIAMENTE que ajudaram a concretizar suas metas.
ESSE ENCONTRO HOJE TEM ESSE OBJETIVO: FAZER COM QUE VOCÊS SE REPORTEM A VIDA DE VOCÊS PARA QUE SE RECONHEÇAM, RELEMBREM SEUS SONHOS, FAÇAM OUTROS, DESCUBRAM O QUE LHES FEZ PARAR E COMO SAIR DISSO, O PORQUE VOCÊS PARARAM, OU O QUE ESTÁ FAZENDO COM QUE CAMINHEM E ONDE VOCÊS PODEM OBJETIVAMENTE, RACIONALMENTE MELHORAR MAIS AINDA. PORTANTO O PROCESSO COMEÇA AGORA E COMEÇA POR DENTRO. MUDAR DE ATITUDE É FUNDAMENTAL PARA SER A DONA DO SEU PRÓPRIO DESTINO.
A primeira coisa a se definir aqui é que não precisamos pensar ou agir como os homens para chegar lá, e não porque eles estão certos ou errados, mas porque somos diferentes e aí é que está a graça, o segredo. Agir conforme se é.
Em vários momentos eu até farei esse comparativo, mas nunca para deprecia-los ou a nós, ou para nos engrandecer ou a eles, mas para conhecermos um pouco mais da nossa natureza, da nossa cultura.
Nessa busca por respostas me deparei com dúvidas como:
- Quanto do comportamento feminino devo atribuir a natureza? Quanto é influenciado pela cultura? Será que alguns comportamentos são universais? Será que são afetados por hormônios? Ou o comportamento feminino é devido a genes capazes de nos influenciar a vida toda?
O que eu queria com essa perguntas responder era: SE É VERDADE QUE EXISTEM DIFERENÇAS PSICOLÓGICAS ENTRE HOMENS E MULHERES, COM ORIGEM EM FATORES BIOLÓGICOS, PORTANTO INATOS, DE QUE FORMA PODEMOS NÓS MULHERES COLOCAR NOSSA PSICOLOGIA FEMININA A SERVIÇO DAS NOSSAS METAS?
Aprendi que mulheres bem sucedidas apresentam alguns fatores psicológicos que mais influenciam a habilidade para atingir os objetivos , e é em cima desse 8 fatores que eu vou desenvolver a palestra.
1 – UMA GRANDE MOTIVAÇÃO que as faz montar um PLANO DE AÇÃO,
2 – CAPACIDADE DE ASSUMIR RISCOS, que pode levá-las a grandes realizações,
3 – CAPACIDADE DE DIRECIONAR SUA INTELIGÊNCIA, concentram múltiplos interesses e habilidades para alcançar UM objetivo,
4 – CAPACIDADE DE IDENTIFICAR E DEFINIR GRANDES PROBLEMAS A SEREM SOLUCIONADOS, e não focavam em resolver problemas impostos pelos outros (comportamento típico feminino),
5 – DISPOSIÇÃO PARA COMPETIR HIERARQUICAMENTE E INDIVIDUALMENTE, são competitivas, não compulsivas e usam isso de forma produtiva,
6 – CAPACIDADE DE TOLERAR OS PRÓPRIOS ERROS E DE APRENDER COM ELES, não se intimidam com forças contrárias, lidam bem com o fracasso e com a discriminação.
7 – CAPACIDADE DE LIDAR COM PESSOAS DIFICEIS,
8 – CAPACIDADE DE DESENVOLVER AUTONOMIA E EXERCER O PODER, usando nossa maior capacidade, LIDAR COM AS PESSOAS.
O maior diferencial da psicologia feminina é o fator: impulso feminino para se agregar a outras pessoas, que utilizamos para desenvolver o bem estar da família ou da comunidade. Existem muito mais mulheres atuando no apoio ao outro.
As bem sucedidas canalizam essa energia em direções não tradicionais, dessa “ necessidade de se ligar a outras pessoas, de apoia-las, protege-las", essas mulheres extraem desse fator motivação para ter sucesso e para assumir riscos, e a visão de identificar problemas inéditos, ou seja ela coloca esse impulso gregário a serviço do seu sucesso pessoal.
O que não significa que ela abandona filhos, marido, casa, de forma egoísta para se dedicar a si somente, mas ela também se dedica a si, e com isso liberta as pessoas que muitas vezes na ânsia de proteger, ela sufoca(filhos, marido, colaboradora), ou até algumas vezes culpando por não ter prosseguido com suas metas (filhos). Essa dedicação a si mesma também faz com que ela se ame mais, melhore sua autoestima e por consequência seu relacionamento com filhos e principalmente sua relação afetiva.
A coragem é um traço importante para o homem bem sucedido, mas a mulher precisa ser mais corajosa psicologicamente, porque no homem isso é previsível, esse comportamento independente e autônomo. Quanto mais ousado, mais bem sucedido, e ele fica de acordo com aquilo que todos já esperam dele,(pais, esposa, filhos, sociedade),
Para a mulher, quanto mais ela for ousada mais diferente é vista pelas pessoas, porque não esperam isso dela. Tendo atitudes de coragem, de ousadia ela abandona aquela segurança trazida pelo conformismo com as expectativas dos outros e inicia uma aventura solitária, somente dela. Essa bravura a conduz a uma SEPARAÇÃO – INDIVIDUAÇÃO, que é um processo psicológico que dá vazão ao nascimento de um senso de identidade único, autêntico e autodeterminado, esse processo de formação de identidade é o cerne do desenvolvimento da saúde emocional.
COMO ELE ACONTECE.
Ao nascer, sentimos uma ligação simbiótica com a mãe, e somente aos poucos vamos ter uma identidade separada, nos 2 primeiros anos a independência física que começa a surgir na criança, dá seu alicerce da futura independência emocional, a medida que ela consegue diferenciar o EU do NÃO-EU. Essa capacidade de se tornar autônomo, sem sentir ansiedade é chamado de SEPARAÇÃO. Após durante a infância, adolescência, gradualmente ela vai desenvolvendo opiniões, gostos diferentes dos seus pais, dos seus amigos(grupo), esse é o processo de INDIVIDUAÇÃO (não ainda o processo de individuação junguiana), quando você estabelece uma PERSONALIDADE ÚNICA.
Para a mulher se tornar bem sucedida ela precisa ao contrário do homem, dar um passo além do processo normal de separação-individuação. Ela precisa após se individualizar, distanciar-se dos padrões e normas que a sociedade estabeleceu para seu SEXO, que até hoje determina que sejamos eficientes, mas não grandiosas. ELA PRECISA DESENVOLVER SUA PRÓPRIA VERSÃO DO QUE SIGNIFICA SER MULHER.
Lembrem a ousadia, a coragem já é esperada no homem e ele normalmente age assim, embora aqui eu falo em psicológica, mas fazendo uma metáfora, se ouvirmos um barulho na nossa casa a noite, se temos um homem em casa é dele que esperamos a coragem, é ele quem vai ousar ver o que é. Nossa coragem, nossa ousadia é um passo a mais que damos, porque não é esperado para nosso gênero. Falo mesmo é na ousadia psicológica. Ousadia, coragem para chegar lá, seja onde for o seu lá, e para isso você precisa de AMBIÇÃO.
Qdo eu pronuncio AMBIÇÃO, algumas de vocês não sentem uma coisinha aí dentro, um certo desconforto, como se não combinasse com a suavidade feminina, não pertencesse as mulheres.
Essa suavidade aliada a ambição/determinação possibilita alcançar o mundo. Chegar lá, vencer, ganhar, subir ao pódio, não anula o ser mulher, agrega apenas, te dá valor, um poder para conquistar até o homem dos seus sonhos.
O QUE É AMBIÇÃO: é um anseio, um desejo forte de alcançar algo, seja fama, fortuna, sucesso. ACEITÁ-LA é o que vai determinar todo o curso de sua vida. As mulheres sempre foram ambiciosas, os seres humanos só sobreviveram porque as mães tem o firme propósito de que suas famílias vençam. Minimizamos e negamos nossa ambição, fazendo renúncias, e revestindo nosso desejo naquilo que é bom para os outros. Quero que meus filhos estudem, primeiro meu marido, vou ajudar meus pais. São formas revestidas de ambição, só aí nós aceitamos, porque entra no estereotipo de mulher ( DOAR-SE, PROTEGER O OUTRO, RENUNCIAR A SI).
NÃO É O SUCESSO QUE NOS AMEDRONTA, O QUE NOS PREOCUPA É O FATO DE QUE O TIPO DE COMPORTAMENTO QUE LEVA AO SUCESSO PODE SER DESAPROVADO PELOS DEMAIS. (o que vão dizer se eu voltar a estudar e deixar meu filho com meu marido a noite, o que meu marido vai achar se eu ao contrário dele quero fazer uma pós que ele não tem, o que minha família vai dizer se eu ousar falar o que penso, o que meu colega de trabalho vai achar se eu me candidatar a mesma vaga que ele). Não falo aqui de ações conscientes, como adiar uma carreira para passar mais tempo com filhos. Falo de mulheres que tomaram a decisão inconsciente, mesmo que tenham tomado a decisão consciente de trabalhar em tempo integral, o que é inconsciente é NÃO TRABALHAR COM TODO SEU POTENCIAL, POR MEDO DO QUE VÃO DIZER DA SUA OUSADIA.
Então elas:
COOPERAM, mas NÃO INICIAM,
PRODUZEM, mas NÃO INVENTAM,
PARTICIPAM, mas NÃO LIDERAM,
REFLETEM, mas NÃO CRIAM.
Todas as escolhas aqui da 1 a 8, aquela que você tem que fazer todo dia não fica entre a boa ou a ruim, fica entre a boa e a transcedental.
ESCOLHA BOA: é aquela que te permite trabalhar de acordo com o que esperam de você e você espera de si mesma, que trazem poucos inconvenientes para você e para outros e também permite que você atinja níveis razoáveis de realização.
ESCOLHA TRANSCEDENTAL: permite que você use sua inteligência e energia para criar, produzir, chegando ao excepcional.
Ex. Tem milhões de fabricantes de roupas, sapatos, perfumes, mas poucas conhecidas mundialmente. Tem milhões de todo tipo de profissional, mas quantos se destacam, fazem maior, melhor, diferente. Poucos.
Os que vencem fazem escolhas transcendentais.
Na rica história das realizações culturais, os nomes são predominantemente masculinos. Na civilização ocidental, por exemplo, as mulheres somam um total de apenas 3 por cento das ilustres figuras históricas. E muitas dessas mulheres , fazem parte da lista por sorte, nascimento ou casamento. Nos anais da ciência, menos de 1 por cento de todos os nomes é de mulheres. Na música clássica, a proporção de vultos femininos cai quase a zero. Entre os gigantes da literatura, cerca de 1 entre dez nomes pertencem a uma mulher......
Nas palestras os 8 fatores são detalhados. Aqui deixo apenas um início para que as mulheres possam ter ideia de que sim há fatores que nos impedem e eles não tem a ver com nossa capacidade, mas com impedimentos internos que precisam ser vencidos se a mulher quiser fazer sucesso como uma Mulher de fato.
Luciana Sereniski
CRP 12/06912
0 comentários