Autodesenvolvimento

Resolvendo a Autossabotagem - Parte 5

16:06


MUDANÇA DE COMPORTAMENTO - O robô vai se desabilitando com ações conscientes

- Tenha consciência dos comportamento e hábitos sabotadores - Identificados os pensamentos e hábitos sabotadores, pode-se encontrar os conflitos de origem. Conhecendo esses conflitos, é possível encontrar alternativas para resolvê-los, ou superá-los. Às vezes são sentimentos relacionados à pessoas ou situações que nem existem mais, não tem lógica continuarem afetando sua vida.

- VIVA O PRESENTE E ESQUEÇA O PASSADO - Eu sei que parece clichê e simples. A boa notícia é que é simples e a ideia é lógica, ontem já não existe mais, imagine as situações da semana passada, ano, década. Evaporaram. 

- Enfrente a origem - Ex: Falar da culpa - Escrever carta, confessar, queimar

- Interrompa o Ciclo: Enfrente com força o momento de dor que o robô vai proporcionar, pois é a pressão para você voltar ao comportamento anterior e voltar a sentir conforto. - Faça coisas diferentes e persista

- COMO POSSO EXPLORAR O MEU POTENCIAL? Com certeza não é com mais do mesmo.

- Reformule seus pensamentos. Domínio de si mesmo é tudo na vida. Substitua as idéias limitadoras por pensamentos produtivos. Difícil? Difícil é continuar vivendo com os resultados negativos dos pensamentos e sentimentos ruins.

- COMO POSSO EXPANDIR MINHA IDENTIDADE? Pergunte-se todo dia.

- Crie novas possibilidades: livros, vídeos, artigos, palestras, cursos. Mas use o que aprender.

- Cada um traz em si mesmo os meios necessários para o seu próprio desenvolvimento. O processo de individuação (ele é seu próprio curador interior) - Estamos sendo conduzidos para este lugar. Esse processo de Autossabotagem se extingue totalmente quando se efetua a reconciliação consigo mesmo.

- Você precisa estar disposto a perder tudo, se quiser ganhar algo e principalmente se quiser ganhar tudo, porque se não seu cérebro vai autossabotar. POR ISSO PESSOAS MUITO POBRES CONSEGUEM CRESCER, PORQUE NÃO TEM NADA A PERDER, NÃO TEM QUE SE RESERVAR A NADA, NÃO TEM VERGONHA DE FAZER, VENDER. NÃO DEIXA DE FAZER PRA MANTER A PERSONA. Lendo biografias dos grandes milionários vamos perceber que a grande maioria vivia na rua, não tinha família, morou em orfanatos, passou fome, sentiu muita dor, foi humilhado. Busque o mundo que deseja para viver, e solte o mundo fake que pode estar vivendo. Ele pode  ser a origem da sua Autossabotagem.


DICAS DE APOIO

Sempre dá para tentar de novo, tentar diferente, voltar atrás, mudar o rumo. Em toda dificuldade há uma oportunidade.

Converta sua preocupação em energia para se preparar, planejar e se dedicar.

Reflita sobre críticas construtivas, peça por elas. Afaste-se de pessoas nocivas, que te rotulam e fazem comentários destrutivos.

Foco nas soluções; não nos problemas, nas justificativas, nos culpados.

Simplifique. Não desperdice tempo ou dinheiro. Pense no custo-benefício. Defina prioridades.

Tenha grandes objetivos, e divida-os em metas menores, desafiadoras mas possíveis. Vá cumprindo as etapas até concluir o objetivo maior.

Cuide do seu corpo, da sua aparência, do seu ambiente, da sua atitude, dos seus pensamentos, dos sentimentos. Sentimento não é irracional, está no nosso controle. 

Dedique-se ao seu crescimento pessoal. Aprenda com as pessoas que admira, repare nos hábitos e na visão de mundo delas. Leia livros. Reveja seus pensamentos.

Nas situações em que você se autossabota, e agora tem consciência da sua atitude, aja diferente. Não importa se sairá bem ou não, o objetivo não é perfeição, mas progredir.

Encare desafios. Conforme vai superando-os, sua confiança e capacidade aumentam.

Seja paciente e persistente. A mudança é de longo prazo. Lute com todas as forças contra a Autossabotagem.

A maior virtude que uma pessoa pode ter não é o dinheiro, mas ser forte o suficiente para vencer o limitador que há dentro de si mesmo.


E por fim, 

PERGUNTAS REVELADORAS - Ajudam no processo de tomar consiência

- O que está ganhando ao agir assim? 

- O que irá perder se parar com isso? 

- O que acontece se você não tiver mais essa desculpa para não dar certo?

- É seguro parar com isso? COM O QUE AUTOSSABOTA

- Como irá agir sem se sentir vítima? DESSA AUTOSABOTAGEM

- Não sendo coitadinho terá atenção, cuidado e carinho?

- O que recebe agora (dos outros) com essa autossabotagem que é bom para você?

- O que eu sei de mim que prefiro não saber?

- Hoje eu fui a pessoa que quero Ser? 


Não aja com base apenas na emoção. Espere 1 dia. Pense "Por que estou sentindo isso? É válido? Qual é a atitude mais produtiva?"


Se você conseguiu ler até o final você pode ser um autossabotador, mas tomando consciência. Se conseguir à partir de agora implementar algumas dessas dicas, perguntas, propostas que foram apresentadas, em pouco tempo ou imediatamente a Autossabotagem pode se dissipar. Se não quiser , encontrará em livros, na internet, em palestras mais e mais informações sobre o assunto. A questão é que se tornar expert  não resolve a Autossabotagem, apenas torna a pessoa conhecedora do assunto. O que muda são as Ações. Que tal para variar pintar a vida com outra cor?

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

Esse conteúdo em 5 partes, postado esta semana é  parte do Curso on-line sobre Autossabotagem.

Autodesenvolvimento

Autossabotagem - Parte 4 - Porque a Autossabotagem continua apesar dos danos

15:08


POR QUE A AUTOSSABOTAGEM CONTINUA APESAR DOS DANOS?

O robô vai te convencer de que está certo, enfraquecendo sua força. A rapidez do robô ao agir é muito maior do que de tomar consciência de um novo caminho, ele foi muito treinado. Ficará difícil ter novas atitudes, ter pensamentos e sentimentos modificados.

Porque as pessoas associam mais dor a promover a mudança do que a não mudar. Se uma pessoa deseja o sucesso mais alto precisa estar disposta a ter a maior rejeição, no mesmo nível. E como a rejeição não é tolerada o sucesso é evitado pelo cérebro. 


EXEMPLOS DE AUTOSSABOTADORES 

Aquele que se autoboicota é alguém que conheceu muitas dificuldades, também que já se levantou muitas vezes; seria uma virtude se não se repetisse tanto em sua vida a “dor”.

- Uma pessoa traída diz que jamais vai passar por isto novamente. Após um tempo se envolve num relacionamento igual ao anterior.

- Um profissional trabalha numa empresa e é humilhado pelo gestor ou enganado pelos colegas. Promete que tudo será diferente em outro lugar. Posteriormente muda de local e a mesma história se repete no novo emprego.

- Uma pessoa diz que irá fazer regime, porque está muito acima do peso. Na primeira crise de ansiedade come exageradamente tudo que vê pela frente, principalmente alimentos ricos em calorias.

- Alguém fala que não está feliz, mas quando sente alegria já acha que algo ruim vai acontecer para estragar tudo e realmente acontece.

- Uma pessoa insiste em investir seu coração num relacionamento que traz insegurança mesmo sabendo que não dará certo.

- Gasto exagerado com o que não precisa e jamais usa.

Esses são apenas alguns exemplos, mas são as situações mais comuns entre autossabotadores.

Luciana Sereniski
CRP 12/06912



Autodesenvolvimento

Autossabotagem - Parte 3 - Pensamentos e Hábitos

10:57


PENSAMENTOS DE AUTOSSABOTADORES...

Eu não sirvo para nada

Eu não preciso de ninguém

Sem Fulano(a), não vivo

Primeiro os outros, depois eu

Depois eu faço

É o que me coube na vida

Eu não mereço

Sou azarado

Não vai dar certo

Não tenho tempo

Não tenho condições

Não tenho ajuda

Não estou pronto

Não tem jeito

Não sou bom o suficiente


HÁBITOS DE AUTOSSABOTADORES...

Arrumando Justificativas e Culpados

Atrasados, Procrastinando, Adiando

Indecisos e Inseguros

Presos à Perfeccionismo e Detalhes irrelevantes

Ocupados, Sobrecarregados, Sem foco. Não pedem ajuda.

Pessimistas, Vítimas, Azarados

Invejando e Comparando

Em maus relacionamentos, amorosos ou de amizade

Consumindo por Impulso e Perdendo Dinheiro

Desleixados, Rebeldes sem motivo e Autodestrutivos

(Drogas, Riscos desnecessários)

Sacrificando-se, Martirizando-se pelos outros

Despreparados e Reativos

Entediados e Desinteressados

Pensando Pequeno, Censurando a si e aos outros

Tímidos e Antissociais

Defensivos e Donos da verdade

Imaturos e Levando tudo para o lado pessoal

Iludidos e com Expectativas Irreais

Desistindo, não terminando o que começam

Delegando o controle de sua vidas para outras pessoas.

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

Autodesenvolvimento

Autossabotagem - Parte 2 - Disparadores

11:00


DISPARADORES DA AUTOSSABOTAGEM

Pessoas - Você estava indo na academia e de um minuto para o outro perdeu a vontade e desistiu. Acontece inconscientemente, mas de repente alguém que acabou de entrar na academia tinha características de pessoas que você não sabe lidar, ou que te fizeram mal no passado, ou que você inveja, ou outra questão qualquer. Essa presença fez com que sua mente criasse uma falta de vontade de voltar, ou que implicasse com o professor, ou criasse uma dor física, que acontece sempre quando a autossabotagem é muito grande( lembram do robô, é ele te convencendo a ficar onde está). Pode ser a própria pessoa que você não gosta, ou inveja, ou resiste, ou características dessa pessoa em outra que podem trazer comportamentos autossabotadores. 


Lugares - Pode ser a similaridade com um lugar com lembranças ruins, o cheiro do local, a decoração, algum objeto, uma cor desse lugar. Ex.: O seu novo local de trabalho tem um perfume no ar que lembra a sua infância, a qual você viveu momentos muito tristes. Você cria resistência a sentir esse perfume que está associado a coisas ruins e acaba inconscientemente criando uma implicância com uma colega de trabalho, para justificar seu desejo de sair desse lugar. Autossabotagem é inconsciente. 


Situações - Teu novo namorado num jantar pede uma bebida, mas mantém todo o controle. A questão é que teu pai bebia e fazia escândalos. Então você inconscientemente associa aquele momento de jantar e intimidade à bebida e escândalo, tristeza, vergonha, e apesar do teu namorado estar incrível você imediatamente muda de comportamento, sensação, e começa a ser estúpida, ficar mal humorada, chateada, sabotando o jantar. A longo prazo você vai autossabotar a relação. 


ONDE A AUTOSSABOTAGEM PODE ACONTECER? EM QUASE TUDO

Namoro

Casamento

Criação de filhos

Escola

Trabalho

Família

Amigos

Saúde

Estética

Hobbys

Finanças

Relações interpessoais no geral...

Enfim, autossabotagem acontece em todos os aspectos da tua vida. E provém daquilo que muito resistimos, muito temos medo, ou muito desejamos. A consciência do porquê ajo assim é quem acaba com o problema


Luciana Sereniski
CRP 12/06912

Autodesenvolvimento

Autossabotagem - Parte 1

15:22


Queremos agir diferente, mas não conseguimos. Uma força maior parece tomar conta de nós e gerar mesmo sem eu querer um comportamento indesejável. Esse é nosso robô interno tomando conta. Como ele se forma? Como posso muda-lo e consequentemente mudar minhas respostas?

SE FORMA UM COMPORTAMENTO - COMO MUDÁ-LO

Primeiro é importante salientar que não somos nossos comportamentos. Nem o agressivo, nem o passivo, tampouco o assertivo. Há uma enorme diferença entre você e seu comportamento e isso é positivo, já que se fosse "Eu" passaria a ideia para o cérebro que o comportamento seria permanente, ou no mínimo muito difícil de mudar.

SITUAÇÃO+COMPORTAMENTO = RESULTADO

O teu comportamento pode ser modificado, alterado, controlado. O do outro apenas influenciado. Ex: colega de trabalho mal humorado. Você pode ser influenciado, mas o teu comportamento perante a situação é de tua inteira responsabilidade. Numa mesma situação outras pessoas terão comportamentos diferentes. 

Uma vez aceitando isso, vamos ver como você pode aprender a assumir o controle do seu comportamento para direcionar para o desejado.

Primeiro e mais importante: Ter claro o teu desejado.

Segundo, saber qual fator é o responsável pelo comportamento indesejado, já que cada um pode reagir a mesma situação de forma diferente.

SITUAÇÃO+SENTIMENTO+COMPORTAMENTO = RESULTADO

A dica é controlar os sentimentos, mas COMO SURGEM?

Para entender isso vamos conhecer os mecanismos que usamos para dar respostas:

 - Lutar ou fugir - reação física automática - usada para ameaça física

 - Habilidade de expressar nosso raciocínio verbalmente - não automática - situação emocional

Seria tranquilo e usaríamos as formas adequadas sempre que ocorresse, se….
nosso cérebro não fosse incapaz de distinguir uma ameaça física de uma psicológica (ex. engarrafamento- você tem reações físicas, batimentos cardíacos, etc, quando a ameaça é psicológica - exigindo paciência, calma, discernimento).

Na infância aprendemos a lidar com as situações de determinada forma - vimos como os adultos se comportam e normalmente é de forma confusa, humor instável, ora agressivo, ora passivo. Por isso adquirimos mais prática em lutar ou fugir do que habilidade de expressar os pensamentos verbalmente.

EM SUMA: NUMA SITUAÇÃO QUE ENVOLVE AMEAÇA EMOCIONAL, TEREMOS MAIOR TENDÊNCIA EM AGIR DE MODO FÍSICO (AGRESSIVO OU PASSIVO) DO QUE ASSERTIVO. Esse processo foi internalizado. Associamos determinada situação a determinados gêneros de sentimentos. Então, por exemplo, quando seu chefe reage mal a uma questão sua, seu cérebro imediatamente volta e associa a situação a um evento com um professor, um pai, uma mãe, alguém com certa autoridade e você reage como um robô(hábito), sem perceber que na situação atual se você tivesse expressado com palavras, tudo teria sido resolvido.

COMO SE FORMA UM HÁBITO, NOSSO ROBÔ INTERIOR

Ex: Dirigir - no começo você precisa estar consciente de cada ato, com o tempo e a prática você faz automático, seu cérebro assimilou (Aprendizagem). 

Quando aprendemos a associar sentimentos a determinadas situações o comportamento decorrente não mais pedirá que haja pensamentos antes de agir: nosso robô está pronto para fazer a associação de comportamentos com sentimentos e termos um resultado, que pode ser ruim, mas é conhecido.

PORQUE NÃO CONSIGO PERCEBER QUE MEU COMPORTAMENTO É CONTRAPRODUTIVO EM ALGUMAS SITUAÇÕES? Assim bastaria reprogramar o meu robô. 

A questão é que meu robô gosta de previsibilidade, odeia mudanças e ele fará coisas para dificultar a mudança:

1 - Interpretará o resultado da situação de modo a convencê-lo que a programação dele está correta.

2 - Quando você tentar modificar seu sentimento ou conduta o robô fará com que você se sinta incomodado e tentará convencê-lo que você está errado, que seria melhor voltar a conduta anterior e você faz isso: fica confortável e reforça o comportamento do robô.

A velocidade do robô é milhões de vezes mais rápida que o pensamento concreto sobre a questão. Motivo que dificulta a mudança. 

Níveis da Aprendizagem:

Nível 1 - Inconsciência - Incompetência - Robô

Nível 2 - Consciência - Incompetência em lidar com o comportamento - Mas tomei Consciência

Nível 3 - Consciência - Competência - Aqui preciso de ajuda - Treino, treino - Assertividade

Nível 4 - Inconsciência - Competência - Robô, automático, mas conforme minha consciência desejou. 


Esses robôs podem também ser tendências herdadas, e não comportamentos aprendidos

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

Próximo texto: Disparadores da Autossabotagem e em que área da vida ela acontece.