Resolvendo a Autossabotagem - Parte 5

16:06


MUDANÇA DE COMPORTAMENTO - O robô vai se desabilitando com ações conscientes

- Tenha consciência dos comportamento e hábitos sabotadores - Identificados os pensamentos e hábitos sabotadores, pode-se encontrar os conflitos de origem. Conhecendo esses conflitos, é possível encontrar alternativas para resolvê-los, ou superá-los. Às vezes são sentimentos relacionados à pessoas ou situações que nem existem mais, não tem lógica continuarem afetando sua vida.

- VIVA O PRESENTE E ESQUEÇA O PASSADO - Eu sei que parece clichê e simples. A boa notícia é que é simples e a ideia é lógica, ontem já não existe mais, imagine as situações da semana passada, ano, década. Evaporaram. 

- Enfrente a origem - Ex: Falar da culpa - Escrever carta, confessar, queimar

- Interrompa o Ciclo: Enfrente com força o momento de dor que o robô vai proporcionar, pois é a pressão para você voltar ao comportamento anterior e voltar a sentir conforto. - Faça coisas diferentes e persista

- COMO POSSO EXPLORAR O MEU POTENCIAL? Com certeza não é com mais do mesmo.

- Reformule seus pensamentos. Domínio de si mesmo é tudo na vida. Substitua as idéias limitadoras por pensamentos produtivos. Difícil? Difícil é continuar vivendo com os resultados negativos dos pensamentos e sentimentos ruins.

- COMO POSSO EXPANDIR MINHA IDENTIDADE? Pergunte-se todo dia.

- Crie novas possibilidades: livros, vídeos, artigos, palestras, cursos. Mas use o que aprender.

- Cada um traz em si mesmo os meios necessários para o seu próprio desenvolvimento. O processo de individuação (ele é seu próprio curador interior) - Estamos sendo conduzidos para este lugar. Esse processo de Autossabotagem se extingue totalmente quando se efetua a reconciliação consigo mesmo.

- Você precisa estar disposto a perder tudo, se quiser ganhar algo e principalmente se quiser ganhar tudo, porque se não seu cérebro vai autossabotar. POR ISSO PESSOAS MUITO POBRES CONSEGUEM CRESCER, PORQUE NÃO TEM NADA A PERDER, NÃO TEM QUE SE RESERVAR A NADA, NÃO TEM VERGONHA DE FAZER, VENDER. NÃO DEIXA DE FAZER PRA MANTER A PERSONA. Lendo biografias dos grandes milionários vamos perceber que a grande maioria vivia na rua, não tinha família, morou em orfanatos, passou fome, sentiu muita dor, foi humilhado. Busque o mundo que deseja para viver, e solte o mundo fake que pode estar vivendo. Ele pode  ser a origem da sua Autossabotagem.


DICAS DE APOIO

Sempre dá para tentar de novo, tentar diferente, voltar atrás, mudar o rumo. Em toda dificuldade há uma oportunidade.

Converta sua preocupação em energia para se preparar, planejar e se dedicar.

Reflita sobre críticas construtivas, peça por elas. Afaste-se de pessoas nocivas, que te rotulam e fazem comentários destrutivos.

Foco nas soluções; não nos problemas, nas justificativas, nos culpados.

Simplifique. Não desperdice tempo ou dinheiro. Pense no custo-benefício. Defina prioridades.

Tenha grandes objetivos, e divida-os em metas menores, desafiadoras mas possíveis. Vá cumprindo as etapas até concluir o objetivo maior.

Cuide do seu corpo, da sua aparência, do seu ambiente, da sua atitude, dos seus pensamentos, dos sentimentos. Sentimento não é irracional, está no nosso controle. 

Dedique-se ao seu crescimento pessoal. Aprenda com as pessoas que admira, repare nos hábitos e na visão de mundo delas. Leia livros. Reveja seus pensamentos.

Nas situações em que você se autossabota, e agora tem consciência da sua atitude, aja diferente. Não importa se sairá bem ou não, o objetivo não é perfeição, mas progredir.

Encare desafios. Conforme vai superando-os, sua confiança e capacidade aumentam.

Seja paciente e persistente. A mudança é de longo prazo. Lute com todas as forças contra a Autossabotagem.

A maior virtude que uma pessoa pode ter não é o dinheiro, mas ser forte o suficiente para vencer o limitador que há dentro de si mesmo.


E por fim, 

PERGUNTAS REVELADORAS - Ajudam no processo de tomar consiência

- O que está ganhando ao agir assim? 

- O que irá perder se parar com isso? 

- O que acontece se você não tiver mais essa desculpa para não dar certo?

- É seguro parar com isso? COM O QUE AUTOSSABOTA

- Como irá agir sem se sentir vítima? DESSA AUTOSABOTAGEM

- Não sendo coitadinho terá atenção, cuidado e carinho?

- O que recebe agora (dos outros) com essa autossabotagem que é bom para você?

- O que eu sei de mim que prefiro não saber?

- Hoje eu fui a pessoa que quero Ser? 


Não aja com base apenas na emoção. Espere 1 dia. Pense "Por que estou sentindo isso? É válido? Qual é a atitude mais produtiva?"


Se você conseguiu ler até o final você pode ser um autossabotador, mas tomando consciência. Se conseguir à partir de agora implementar algumas dessas dicas, perguntas, propostas que foram apresentadas, em pouco tempo ou imediatamente a Autossabotagem pode se dissipar. Se não quiser , encontrará em livros, na internet, em palestras mais e mais informações sobre o assunto. A questão é que se tornar expert  não resolve a Autossabotagem, apenas torna a pessoa conhecedora do assunto. O que muda são as Ações. Que tal para variar pintar a vida com outra cor?

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

Esse conteúdo em 5 partes, postado esta semana é  parte do Curso on-line sobre Autossabotagem.

You Might Also Like

0 comentários