Crenças - Parte 1 - Dinâmica para Identificar as Crenças

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A infância é sim uma fase que define a maioria dos comportamentos adultos. Tomar consciência de pensamentos e sentimentos da infância é a melhor forma de identificar comportamentos do presente. E se a ideia é mudar o futuro, então não há mais tempo. Ou é agora ou nunca. 

1 - Liste o nome e a idade atual de seus pais e irmãos e o seu na ordem de seus nascimentos. Inclua também falecidos, e idades na época. Escreva três palavras descrevendo cada um do modo como você os via quando você era criança.


Nome                                     Idade                                      Adjetivos descritivos


PAI__________________________________________________________________


MÃE_________________________________________________________________


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2 - Dentre seus pais e irmãos, qual era ou é o mais parecido com você? De que modo?

3 - Qual era o mais diferente de você? De que modo?

4 - Quando criança, como obtinha o que queria?

5 - Que elogios recebia, quando criança, das pessoas mais próximas: pais, professores, familiares e amigos?

6 - Que críticas negativas você recebia?

7 - Quando você morrer (no mínimo com 100 anos) que frase gostaria de ter um sua lápide para descrevê-la e como gostaria de ser lembrada?

8 - Se sua mãe tivesse um ditado ou provérbio bordado em quadrinho, que expressasse um de seus valores mais fortes, qual seria?

9 - E do seu pai, qual seria?

10 - Qual era sua história (livro ou conto de fadas) favorita quando era criança? Qual a parte favorita da história? Com que personagem você se identificava?

11 - Se você tivesse que voltar em outra vida como um animal, que animal você escolheria? Por que?

12 - Se você tivesse uma varinha mágica para mudar alguém ou alguma coisa em sua infância, o que você mudaria?

13 - Com a mesma varinha mágica, o que ou quem você mudaria em sua vida nesse momento?

14 - Que problemas você tinha na sua infância que você ainda tem nos dias de hoje?

15 - Imagine a casa em que você vivia quando criança. Imagine-se brincando em um lugarzinho escondido. procure recordar um lugar específico e de fato se “veja” lá agora. talvez no seu quarto, numa árvore, no celeiro, atrás de um arbusto. Imagine-se onde costumava estar quando era criança. Agora imagine duas pessoas muito importantes para você naquela época - pais, amigos, avós, duas quaisquer que queira escolher. Quais são as duas pessoas que imaginou? Imagine que você as ouve falando sobre você, apesar delas não saberem que você pode ouví-las. Imagine a conversa delas.

Uma diz:_________________________

A outra responde:_____________________________

Que pensamentos lhe vem à mente, ao ouvir seus comentários?

E que sensação(uma palavra) você sente?

16 - Qual é a sua memória mais antiga? É necessário que seja um incidente específico, não precisa ser particularmente importante. Também não uma memória genérica como: “Nós costumávamos passar todos os natais com minha avó”, mas pelo menos um incidente como: “Certo dia eu estava sentada na escada da frente quando vi o carrinho de sorvete descendo na rua. Eu pedi um sorvete ao meu pai e ele...etc…”

17 - Agora descreva outros cinco incidentes específicos que você recorda de sua infância. Todos devem ser memórias de eventos ocorridos em sua vida entre 2 e 12 anos de idade. 

Comece com a memória da melhor coisa que aconteceu quando você era criança.

Então uma das piores coisas que você experimentou.

Escreva um incidente do jardim de infância ou da escola primária.

Descreva outra experiência, boa ou ruim.

Descreva outra experiência trivial ou importante, boa ou ruim.

Essas seis recordações são suficientes, mas se você se envolver e pensar em mais incidentes, sinta-se livre em escrever tantos quanto queira. Não existe um limite. 

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

Conteúdo parte do Curso on-line.

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