Como se relaciona, uma mulher Perséfone
10:27As categorias de homens que são atraídos pela mulher Perséfone: homens tão jovens e inexperientes quanto ela; homens malandros, atraídos por sua inocência e fragilidade; e homens que não se sentem confortáveis com mulheres maduras.
Ela representa o arquétipo da “garota agradável de boa família”, com um homem malandro. Ele é fascinado por uma garota protegida e privilegiada, exatamente seu oposto. Já ela é cativada pelo magnetismo pessoal, pela aura sexual e personalidade dominadora desse perfil.
Ela também é a mulher que representa o amor entre os jovens, aquele amor do tipo colegial, da faculdade, o qual algumas vezes fazem essa mulher agir de forma passional, ou irresponsável.
A personalidade Perséfone também é a preferida de homens que não conseguem se relacionar com a mulher emocionalmente madura. Relacionamentos pouco duradouros, com homens mais velhos são comuns. O modelo patriarcal arquetípico normalmente acontece com a mulher Perséfone. O perfil é um homem mais velho, mais alto, mais experiente, mais esperto. Ela normalmente é mais jovem, mais baixa, mais fraca, menos educada, e algumas vezes menos inteligente para que não consiga enxergar com quem se relaciona.
Uma outra razão porque os homens podem preferir Perséfones é que são o oposto de suas mães, mulher poderosa e difícil de agradar. E mais uma é que com elas podem se sentir poderosos, dominantes e não ter sua autoridade desafiada ou mesmo ser inocente, sem experiência ou incompetente e não ser criticado.
Para a mulher Perséfone, se casar com um homem desses pode ser fuga de uma mãe dominadora, podendo inclusive se apaixonar por alguém muito diferente do esperado pela mãe, que deseja para a filha um homem de status elevado, educado, ou rico. É como se iniciasse uma concorrência entre a mãe e o escolhido, já que a Perséfone não consegue vencer a mãe.
Para a Perséfone duas escolhas são possíveis: atender o amado e confrontar a mãe ou voltar-se para a mãe como a filhinha submissa. Caso ela siga o amado, a reconciliação com a mãe poderá ocorrer mais tarde, após ter ela própria alcançado sua independência emocional.
Sexualmente são acordadas, como a Branca de Neve, pelo amado, e descobrem que eram garotas disfarçadas de mulheres, melhorando assim sua autoestima.
Com relação ao casamento, por natureza, são tradicionalmente femininas, se submetem à opinião da pessoa mais forte, são mais receptivas do que ativas, não são competitivas ou atrevidas. Os homens as escolhem e não vice-versa. Isso pode fazer com que ela sexualmente se sinta deflorada e por ter uma personalidade que de tempos em tempos desce ao mundo de Hades (mundos inferiores) pode hoje acha-lo um heroi e amanhã acusa-lo de tratá-la como uma cativa, assim como a deusa Perséfone que foi raptada por Hades.
Luciana Sereniski
CRP 12/06912
0 comentários