Sugestões para lidar com as dificuldades nas Relações Amorosas

11:36


1 - Questionar expectativas. Independente do que você também esteja realizando de forma inadequada, perceba no outro o que ele está fazendo de inadequado.

Perceba se há alguma expectativa irrealista por trás dessas inadequações – até que ponto estou exigindo que minha relação ou meu parceiro sejam perfeitos , até que ponto o fato de não ser perfeito está me perturbando.

Assuma que o surgimento de dificuldades, obstáculos, frustrações é infinitamente mais provável que o contrário.

Capte seus pensamentos que antecedem as suas emoções fortes e negativas(tristeza, ansiedade, raiva), e percebe se realmente está pensando de forma objetiva.

Leve em consideração que nos momentos de crise, dificuldades, há a tendência de ver as coisas excessivamente negativas, e realize os devidos descontos, enquadrando o fato na forma mais realista possível.

2 – Independente de quanto tempo o casal já esteja junto nunca é tarde para aprender a se comunicar melhor. Reveja esses pontos e faça uma análise:

Comuniquem-se como dois adultos, e não como pai e criança, ou como mãe e filho. Lembre-se: se a mulher está se comportando como mãe é porque o homem está reagindo como filho. Se o homem tenta ser o pai é porque a mulher reage como uma criança.

Comecem a usar o termo “eu” – eu penso..., eu sinto..., assumindo a responsabilidade pelos seus pensamentos, emoções, sensações. Evite expressões como você deveria...nós deveríamos...ou você me faz sentir..., isso me faz sentir.... Isso somente transfere as suas responsabilidades para o parceiro ou para a relação.

Quando o parceiro usar o termo “eu” permita que ele o faça sem irar-se. Ambos tem o direito de sentir o que sentem e expressar livremente. Os sentimentos justificados ou não são coisas reais, que se não forem tratados como tal acabarão com a relação.

Normalmente se espera que o outro adivinhe aquilo que o parceiro deseja. Um método mais seguro é primeiro comunicar o que se deseja e após solicitar a perspectiva do outro face ao assunto. Assim o outro também se sente a vontade para comunicar e a brincadeira de mau gosto de adivinhar sai da relação.

Os elogios e encorajamento tem melhores resultados na relação do que as críticas – assim como você faz com outras pessoas, se empenhe em perceber e comentar as atitudes positivas do seu parceiro, ao invés de viver a reprisar as negativas.

Em ocasiões onde os dois desejam realizar algo diferente, entrem em negociação. Se um deseja preto e o outro branco, que hoje seja preto e amanhã branco. Melhor assim do que cinzento todos os dias.

Numa intervenção terapêutica, essas sugestões costumam acontecer de forma mais estruturada. Se sentirem dificuldades de implementar as sugestões na relação, procurem um profissional para iniciar um processo de acompanhamento.

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

You Might Also Like

0 comentários