Autodesenvolvimento

O Poder do Agora - Como começar para estar no Agora

15:47


Comece assim para estar no Agora:

1 - Com seu Eu Superior ouça sua voz que diz através de pensamentos repetitivos principalmente aquelas coisas que você escuta há anos. Observe o que você acredita há anos. Mas não julgue.

Não ache seu pensamento certo ou errado, apenas observe o que você acha sobre. Se você julgar é o pensamento, não o Eu Superior. Quando você pensa e vem o julgamento da coisa há a ideia de que você se identificou com o pensamento, então é o próprio pensamento quem cria o falso Eu - Ego que se identifica com ele. Quando você se mantém com seu Eu Real só observando, não há identificação. Se não há identificação ele não recebe tua energia (carga emocional) e o pensamento involuntário e compulsivo desaparece.

Ex.: Você precisa realizar algo. Vem o medo de não conseguir. Quem é o medo? Um pensamento. Se você se identificar com o pensamento terá o medo. Se observar o pensamento, que o pensamento trouxe o medo, você não o julgará por ele o ter trazido. O pensamento não é teu inimigo. Ele deve ter a sua razão para aquilo, que é apresentar o que tem dentro de Si. 

Mas se você aceita o Medo não rompe aquilo lá dentro. Se observar como o Medo vai fazendo para se posicionar. "Ele é um pensamento". Observe como ele vai usando o teu corpo, criando arrepios, ansiedade, mas você vai apenas e apesar do pensamento continuando a fazer, não resistindo, não procrastinando, não havendo a identificação com o pensamento. Isso vai fazer você ir em direção àquilo que você é, que está atrás do pensamento do Medo.

Esse ir além do pensamento nos leva para interrupção do fluxo mental, um vazio se abre. E você começa a sentir paz, serenidade. Não é um transe, onde você fica serena, mas inconsciente. É uma paz serena, mas com vitalidade, te alerta, te foca, e é consciente. Você faz sem pensar o que precisa ser feito. É como se fosse aqueles minutos de inspiração que temos e pintamos, escrevemos, criamos algo sem cansaço porque não houve um pensamento me cansando. O pensamento é que me cansa, não a criação. Ela me dá inclusive mais energia. Você está presente naquilo.


2 - Outra forma é a meditação - Você não observa o pensador, direciona a mente para o agora. Está andando, presta atenção com qual perna pisa no chão. Está escrevendo, fica olhando a letra sair da caneta. Isso é estar no presente. Ficamos alertas, mas conscientes. É passar creme no corpo se percebendo, quente, frio, como sente a mão.

Sabe o que atrapalha estar no presente? É  nosso pensamento dizendo: Não sei se estou, acho que não consegui. Porque ele é concreto e não consegue tocar o presente. Ele só pode ser sentido.

O passo mais importante na direção do Eu é se separar (dissociar) do pensamento. Então você vai ganhando consciência.

Você sabe que está no Eu-Ego quando o pensamento continua tentando trazer o medo, a raiva, as ideias da memória do que não deu certo. Se você só olha ele, e continua avançando porque teu referencial não é o passado, as memórias, o que houve, mas teu futuro, você vai ultrapassando o pensamento. E se você está criando no agora, então mesmo que não tenha dado certo no passado você sabe se o futuro dará certo porque isso já está acontecendo no presente, já que de fato não existe essa separação. Tudo é Agora. 

Você pode pensar: Eu quero tanto mais dinheiro no futuro ou um relacionamento e não está acontecendo no presente. Mas, se você continuar fazendo no presente e não julgando o agora, vai entender que o que  está acontecendo "agora" é o necessário para que você consiga. Se desistir você desistiu do futuro, do presente e voltou ao passado.

Para saber se você está no presente, e se o que você deseja para daqui a pouco vai acontecer, perceba se há paz em você neste exato momento, realizando o que precisa realizar, sem contestação.

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

Autodesenvolvimento

Mudando as Crenças - Parte 5

11:23


- Para mudá-las você precisa enxergá-las (A dinâmica postada na segunda vai auxiliar). Quanto mais você vê mais pode assumir o controle.

- Uma crença é uma perspectiva de como você vê o mundo. Se quer mudar para outra perspectiva imagine como seria se sua vida fosse como quer, sem se preocupar se é verdadeiro. Só assim será a verdade.

- Para ajudar no controle perceba que todas as recordações negativas demonstram o que você tenta evitar na vida e as positivas, como para você a vida deveria ser. Mas não pode usar isso para justificar seus comportamentos prejudiciais. 

- Ser capaz de se ver recorrendo a sentimentos infantis ajuda a rir de si mesma. Faz com que você mude para atitudes mais maduras.

- Precisa-se ter muita vontade e coragem para fazer aquilo que se teme. 

- Mentalmente (imaginando) voltar aquela situação e tomar a decisão que gostaria de ter tomado e que evitaria o constrangimento que veio depois da situação. 

- Também é viável escolher pagar o preço pelo erro no momento presente. Se, por exemplo, no passado tirou algo de alguém,  pagar de alguma forma. Se mentiu, revelar se for possível, ou não realizar mais a coisa em outras situações semelhantes. Isso ressignifica àquela e muda a crença.

- Reinterpretar as memórias da infância ( postada segunda) e escrever as novas crenças interpretadas para assimilá-las. 
Ex: EU TENHO QUE SER SEMPRE QUERIDA, SIMPÁTICA PARA GOSTAREM DE MIM, SE EU EXPRESSAR MINHAS OPINIÕES CONTRÁRIAS ACABAREI SENDO PUNIDA E HUMILHADA, ESTOU A MERCÊ DOS OUTROS. ENTÃO EU SORRIREI E SEREI BOAZINHA E CONFORMADA.

PARA:

EU NÃO PRECISO SER SEMPRE QUERIDA. EU DEVO MANTER O MEU BOM SENSO, SATISFAZER MINHAS PRÓPRIAS NECESSIDADES ME FARÁ FELIZ. EU SOU RESPONSÁVEL PELA MINHA VIDA E LEVAREI EM CONTA MINHAS NECESSIDADES BEM COMO AS DOS OUTROS.

- É Angustiante, mas não é Perigoso. (Você é um adulto, não um bebê)
É ANGUSTIANTE FALAR EM PÚBLICO, MAS NÃO É PERIGOSO.

- Agindo “COMO SE” - Pode parecer artificial, mas fingir no começo ajudará a chegar lá. MAS EM FORMA DE IMAGINAÇÃO E HABITUALMENTE E COM EMOÇÃO FORTE DO QUERER QUE ACONTEÇA. VIVER “COMO SE”

- A busca para mudar crenças começa primeiro deixando de lado todas as crenças e encontrar a sua crença, que no final é a Verdade, por si mesma sem referenciais do que alguém crê. Na verdade não seria buscar nova crença, mas deixar com que a verdade interior aflore, e então não é uma questão de acreditar em algo, mas SER aquilo. Quando você tenta reorganizar seu passado racionalmente, você escolhe algumas coisas que quer viver, a questão é que as noites escuras virão automaticamente, seus prazeres estão misturados com suas dores. Mudar também é abrir mão de alguns prazeres que trazem ou trouxeram dores, para acessar prazeres diferentes. É como terminar uma relação, terminar aquele sentimento que temos medo que morra porque também morrerá as lembranças boas, mas se ele for amor ele nascerá depois de outra forma mais adequada. É não ter medo de que algo se encerre em você com todas as suas nuances para que uma verdade nasça. Se aquilo que era visto como positivo também for a verdade, ela volta. 

- Uma crença meramente aprendida é como uma droga, parecemos zumbis. Um zumbi pode ser muçulmano, católico. Às vezes se cansam e mudam de rótulo, muçulmanos viram católicos e católicos viram muçulmanos (Não estamos falando de religião, foi só para exemplificar como mudamos). Disfarçam que mudaram, mas apenas trocam de roupa, não chegam ao SER. Não se pode alterar nada respeitoso sem inconveniências. NÃO SE MANIPULA QUEM FOI REINTEGRADO. Enquanto não nos reintegrarmos seremos adolescentes seja aos 18, 30, 80. QUEM É SUAS PRÓPRIAS CRENÇAS NÃO PRECISA DE LUGAR SEGURO, ELA É O PRÓPRIO PORTO, ELA NÃO PRECISA DE PROTEÇÃO, GUIA. Tudo que ela tem é gratidão, mas ela não compreende o que é gratidão, porque não precisa disso. A existência só compreende o SER, e então a gratidão é ela e ponto. VOCÊ PRECISA ENCONTRAR AS PRÓPRIAS REGRAS. NÃO JOGUE O JOGO DOS OUTROS. NÃO PODEMOS PERDER A PUREZA DE CONSCIÊNCIA. UM CORAÇÃO CHEIO DE CONCLUSÕES ESTÁ MORTO.

SER A VERDADE É O CAMINHO PARA LIMPAR AS CRENÇAS QUE ESTÃO TE FAZENDO TÃO MAL.

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

Os conteúdos postados sobre Crenças, são parte do Curso on-line, por isso não estão em forma de textos organizados. São ideias soltas. 

Autodesenvolvimento

Crenças. Saiba Mais - Parte 4

15:55


Tudo que você gosta e todas as coisas que você detesta tem sua origem no seu sistema de crenças. Ela é o núcleo de sua personalidade.

Suas crenças são unicamente suas. Levamos tão à sério que nem lembramos que o outro pode estar vendo a mesma situação de forma totalmente diferente. Cada ação, cada palavra, cada emoção, pensamento é resultado do seu próprio sistema de crenças.

A vida, as pessoas foram te apresentando situações e te mostrando como tinha que ser, mas uma inteligência somente sua era quem escolhia como veria a vida.  PARA O BEM E PARA O MAL, mais ou menos aos 5 anos você já tinha uma lista enorme sobre o que era verdade ou mentira, certo ou errado, bonito ou feio.

Algumas crenças nos fazem felizes e devemos manter, mas as que nos fazem infelizes porque a resistência em mudar? Queremos que os outros mudem para que possamos manter nossas crenças e sermos felizes, ao invés de mudar as crenças para sermos felizes.

Noventa (90%) por cento das crenças nos servem e devem ser mantidas. UMA CRENÇA É UMA PAIXÃO - É POTENTE E PODE SER O IMPULSIONADOR PARA CONSEGUIR SEUS OBJETIVOS. Mas, 5 a 10% estão totalmente erradas desde que foram criadas. Algumas até eram apropriadas para um momento, não são mais. A crença é uma convicção mais profundamente arraigada. 

É fácil mudar, abandonar crenças quando você vê vantagens, benefícios, mas as que você não antevê benefícios?

EX: MENTIR.
Se sou punido quando faço algo errado, e a mente naturalmente evita a dor para buscar prazer, vou mentir na próxima vez, para ver se funciona. Se der certo, aparentemente resolvo meus problemas e a crença se instala.
Mas se a mentira causar problemas maiores então isso poderá mudar a crença e evitá-la.

ROUBAR, TRAIR: Se realizar isso é visto pela pessoa como positivo porque traz prazer, poder, dinheiro, admiração ela vai continuar. Só vai mudar quando acreditar que não é mais uma coisa boa para ela - Traz mais dor que prazer.

PREOCUPAÇÃO: Se você se preocupa com alguma coisa talvez ela não aconteça.
Essa é a crença que está por trás do hábito de preocupar-se. Mães aprenderam que a preocupação pelos filhos é esforço nobre e se elas se preocuparem a coisa não vai acontecer. 
Como a maioria das coisas que nos preocupamos não acontece, isso reforça a crença que devo me preocupar.


SETE crenças essenciais das pessoas bem-sucedidas

1 - Você é o melhor conhecedor de Si Mesmo

2 - Não há nada de errado com você - Não há nada a ser consertado

3 - Você já possui todos os recursos de que necessita para alcançar o Sucesso

4 - Você pode realizar qualquer coisa se fracionar a tarefa em partes suficientemente pequenas

5 - Se o que você está fazendo não estiver funcionando, tente algo diferente. 
Livro: Quem mexeu no meu queijo: O rato ao descobrir que o que fazia não funcionava, fez algo diferente. O humano arrumou alguém para colocar a culpa.
O que nos parece normal ser é muito mais um produto da nossa programação mental do que do nosso potencial.

6 - Não existe fracasso, somente um feedback negativo sinalizando que você precisa melhorar. 
Você só fracassa quando decide parar de aprender. Se chega ao sucesso após vários fracassos. Se deseja o sucesso precisa aceitar e estar preparado também para o fracasso..
Na verdade ninguém fracassa. Quem fracassa são os planos, estratégias, táticas.
Escolha a área da sua vida e dê permissão a Si Mesmo para fracassar, pelo menos 10x.
Ex. Se aprendendo uma receita 10 tentativas
Escrevendo um livro - 10 capítulos.
Procurando emprego - 10 nãos

7 - Você está criando seu futuro AGORA - Se continuar como está vai atingir seu objetivo?


IDEIAS SOLTAS QUE PODEM TE AJUDAR A PENSAR:

É DIFÍCIL MUDAR CRENÇAS PORQUE ELAS SÃO A IDENTIDADE DA PESSOA, E MUDAR A CRENÇA MUDA O QUE SOMOS, COMO NOS ENXERGAMOS, O QUE SENTIMOS. TUDO PELA IDENTIFICAÇÃO COM O EGO. AO NOS TORNARMOS CONSCIENTES DE QUE NÃO SOMOS O EGO, PERDEMOS AS IDENTIFICAÇÕES.

Lembram que Jesus dizia que as pessoas entrariam no reino dos céus, se fossem como as criancinhas. Porque? Exatamente porque, ou elas não tem crenças ou tem um mínimo delas e com pouca potência, e então acreditam que tudo é possível. Entrar no reino dos céus é entrar no seu próprio reino e atingir todo seu potencial e assim conquistar o que deseja e é justo.

AS CRENÇAS - AS ESTRUTURAS DE REFERÊNCIA PELAS QUAIS VOCÊ VIVE - VÊM DE FIGURAS AUTORITÁRIAS E SÃO BASEADAS NA CONFIANÇA QUE SE TEM NESSAS FIGURAS, QUE GERALMENTE SÃO OS PAIS. UMA VEZ QUE A CRENÇA PERMITE QUE VOCÊ ACEITE APENAS AS INFORMAÇÕES QUE A APOIAM E FAZ COM QUE REJEITE AS INFORMAÇÕES QUE A CONTRADIZEM. MANTER AS CRENÇAS PROGRAMADAS POR OUTROS SIGNIFICA ABRIR MÃO DO SEU LIVRE ARBÍTRIO, POIS VOCÊ SÓ PODE ACEITAR INFORMAÇÕES QUE APOIAM SUA CRENÇA, E SE ESSA CRENÇA FOI FORMADA POR OUTRO INDIVÍDUO, ENTÃO NÃO É VOCÊ CRIANDO A SUA REALIDADE, E SIM AQUELA PESSOA QUE LHE IMPÔS AQUELA CRENÇA.


Luciana Sereniski
CRP 12/06912

O conteúdo faz parte do Curso On-line.

Autodesenvolvimento

Como se formam as Crenças - Parte 3

13:37


Imagine que um dia você acorda em uma terra habitada quase inteiramente por gigantes. No início você fica apavorada, pois o barulho ensurdecedor e a desconfortável sensação de estar afundando e caindo a acompanham aonde quer que vá. Depois de algum tempo, no entanto, você percebe que muitos dos gigantes lhe parecem amigáveis e que um deles em particular, demonstra um interesse especial por sua segurança e seu bem estar.

Agora imagine que certo dia, sem nenhum motivo aparente, o gigante em quem você aprendeu a confiar berrasse com você, o ameaçasse, até mesmo batesse em você. Como seria voltar a se sentir seguro num lugar como esse? Deve haver alguma lei nesta terra, algumas regras que você possa aprender para ajudá-la a sobreviver.

Numa outra ocasião, você conhece mais pessoas pequeninas como você. Elas demonstram gostar de você e, na companhia delas, logo se sente mais segura. Juntando tudo que aprendeu observando os gigantes e ouvindo o que eles lhe ensinaram, você começa a perceber como agir para permanecer em segurança.

Faça o que lhe mandam. É mais fácil se dar bem quando você segue o que os outros falam. Não chore. Não lute. Estude bastante. Arranje um emprego. Case-se. Tenha filhos para sustentá-la na velhice. Faça o que lhe mandam.

À medida que o tempo vai passando e você vai crescendo, a lista de coisas a fazer e de ordens que devem ser obedecidas vai aumentando, e você acaba percebendo que os gigantes desapareceram.

E então um dia, você acorda e há uma criança bem pequenina olhando fixamente para você. Ela acordou em uma terra de gigantes. E como você a ama, começa a lhe ensinar tudo o que aprendeu sobre como sobreviver nesse ambiente.

E assim o ciclo continua…

Luciana Sereniski
CRP 12/06912


Autodesenvolvimento

Crenças Limitantes quanto ao Dinheiro - Parte 2

07:51


Vasculhe lá no fundo de você se algumas dessas crenças por um acaso não vivem escondidas trazendo prejuízos para sua vida.


- Dinheiro é sujo 

- Todo rico é ganancioso 

- Para ganhar dinheiro outra pessoa tem que perder 

- É impossível ficar rico sendo honesto 

- O dinheiro corrompe 

- Ficar rico é pecado 

- Só se ganha muito explorando os outros 

- O dinheiro escraviza 

- Se eu ficar rico posso ser vítima de violência 

- O dinheiro está escasso 

- Nunca vou conseguir ganhar dinheiro 

- O dinheiro não é pra mim 

- Se eu ganhar mais vou ser explorado 

- A pobreza é culpa dos ricos 

- O dinheiro muda a personalidade para pior 

- Quem é rico não tem amizades verdadeiras 

- Riqueza atrai muita inveja 

- Não sei guardar dinheiro 

- Não sei ganhar dinheiro 

- Eu não gosto de dinheiro 

- Muito dinheiro causa infelicidade 

- O dinheiro é a causa de todo mal 

- O mundo seria melhor sem dinheiro 

- Não mereço receber dinheiro 

- O dinheiro é difícil 

- Tenho que trabalhar muito 

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

Conteúdo parte do Curso on-line

Autodesenvolvimento

Crenças - Parte 1 - Dinâmica para Identificar as Crenças

16:02


A infância é sim uma fase que define a maioria dos comportamentos adultos. Tomar consciência de pensamentos e sentimentos da infância é a melhor forma de identificar comportamentos do presente. E se a ideia é mudar o futuro, então não há mais tempo. Ou é agora ou nunca. 

1 - Liste o nome e a idade atual de seus pais e irmãos e o seu na ordem de seus nascimentos. Inclua também falecidos, e idades na época. Escreva três palavras descrevendo cada um do modo como você os via quando você era criança.


Nome                                     Idade                                      Adjetivos descritivos


PAI__________________________________________________________________


MÃE_________________________________________________________________


_____________________________________________________________________


_____________________________________________________________________


_____________________________________________________________________


_____________________________________________________________________


_____________________________________________________________________


2 - Dentre seus pais e irmãos, qual era ou é o mais parecido com você? De que modo?

3 - Qual era o mais diferente de você? De que modo?

4 - Quando criança, como obtinha o que queria?

5 - Que elogios recebia, quando criança, das pessoas mais próximas: pais, professores, familiares e amigos?

6 - Que críticas negativas você recebia?

7 - Quando você morrer (no mínimo com 100 anos) que frase gostaria de ter um sua lápide para descrevê-la e como gostaria de ser lembrada?

8 - Se sua mãe tivesse um ditado ou provérbio bordado em quadrinho, que expressasse um de seus valores mais fortes, qual seria?

9 - E do seu pai, qual seria?

10 - Qual era sua história (livro ou conto de fadas) favorita quando era criança? Qual a parte favorita da história? Com que personagem você se identificava?

11 - Se você tivesse que voltar em outra vida como um animal, que animal você escolheria? Por que?

12 - Se você tivesse uma varinha mágica para mudar alguém ou alguma coisa em sua infância, o que você mudaria?

13 - Com a mesma varinha mágica, o que ou quem você mudaria em sua vida nesse momento?

14 - Que problemas você tinha na sua infância que você ainda tem nos dias de hoje?

15 - Imagine a casa em que você vivia quando criança. Imagine-se brincando em um lugarzinho escondido. procure recordar um lugar específico e de fato se “veja” lá agora. talvez no seu quarto, numa árvore, no celeiro, atrás de um arbusto. Imagine-se onde costumava estar quando era criança. Agora imagine duas pessoas muito importantes para você naquela época - pais, amigos, avós, duas quaisquer que queira escolher. Quais são as duas pessoas que imaginou? Imagine que você as ouve falando sobre você, apesar delas não saberem que você pode ouví-las. Imagine a conversa delas.

Uma diz:_________________________

A outra responde:_____________________________

Que pensamentos lhe vem à mente, ao ouvir seus comentários?

E que sensação(uma palavra) você sente?

16 - Qual é a sua memória mais antiga? É necessário que seja um incidente específico, não precisa ser particularmente importante. Também não uma memória genérica como: “Nós costumávamos passar todos os natais com minha avó”, mas pelo menos um incidente como: “Certo dia eu estava sentada na escada da frente quando vi o carrinho de sorvete descendo na rua. Eu pedi um sorvete ao meu pai e ele...etc…”

17 - Agora descreva outros cinco incidentes específicos que você recorda de sua infância. Todos devem ser memórias de eventos ocorridos em sua vida entre 2 e 12 anos de idade. 

Comece com a memória da melhor coisa que aconteceu quando você era criança.

Então uma das piores coisas que você experimentou.

Escreva um incidente do jardim de infância ou da escola primária.

Descreva outra experiência, boa ou ruim.

Descreva outra experiência trivial ou importante, boa ou ruim.

Essas seis recordações são suficientes, mas se você se envolver e pensar em mais incidentes, sinta-se livre em escrever tantos quanto queira. Não existe um limite. 

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

Conteúdo parte do Curso on-line.