Como se formam as Crenças - Parte 3

13:37


Imagine que um dia você acorda em uma terra habitada quase inteiramente por gigantes. No início você fica apavorada, pois o barulho ensurdecedor e a desconfortável sensação de estar afundando e caindo a acompanham aonde quer que vá. Depois de algum tempo, no entanto, você percebe que muitos dos gigantes lhe parecem amigáveis e que um deles em particular, demonstra um interesse especial por sua segurança e seu bem estar.

Agora imagine que certo dia, sem nenhum motivo aparente, o gigante em quem você aprendeu a confiar berrasse com você, o ameaçasse, até mesmo batesse em você. Como seria voltar a se sentir seguro num lugar como esse? Deve haver alguma lei nesta terra, algumas regras que você possa aprender para ajudá-la a sobreviver.

Numa outra ocasião, você conhece mais pessoas pequeninas como você. Elas demonstram gostar de você e, na companhia delas, logo se sente mais segura. Juntando tudo que aprendeu observando os gigantes e ouvindo o que eles lhe ensinaram, você começa a perceber como agir para permanecer em segurança.

Faça o que lhe mandam. É mais fácil se dar bem quando você segue o que os outros falam. Não chore. Não lute. Estude bastante. Arranje um emprego. Case-se. Tenha filhos para sustentá-la na velhice. Faça o que lhe mandam.

À medida que o tempo vai passando e você vai crescendo, a lista de coisas a fazer e de ordens que devem ser obedecidas vai aumentando, e você acaba percebendo que os gigantes desapareceram.

E então um dia, você acorda e há uma criança bem pequenina olhando fixamente para você. Ela acordou em uma terra de gigantes. E como você a ama, começa a lhe ensinar tudo o que aprendeu sobre como sobreviver nesse ambiente.

E assim o ciclo continua…

Luciana Sereniski
CRP 12/06912


You Might Also Like

0 comentários