Mudando as Crenças - Parte 5
11:23
- Para mudá-las você precisa enxergá-las (A dinâmica postada na segunda vai auxiliar). Quanto mais você vê mais pode assumir o controle.
- Uma crença é uma perspectiva de como você vê o mundo. Se quer mudar para outra perspectiva imagine como seria se sua vida fosse como quer, sem se preocupar se é verdadeiro. Só assim será a verdade.
- Para ajudar no controle perceba que todas as recordações negativas demonstram o que você tenta evitar na vida e as positivas, como para você a vida deveria ser. Mas não pode usar isso para justificar seus comportamentos prejudiciais.
- Ser capaz de se ver recorrendo a sentimentos infantis ajuda a rir de si mesma. Faz com que você mude para atitudes mais maduras.
- Precisa-se ter muita vontade e coragem para fazer aquilo que se teme.
- Mentalmente (imaginando) voltar aquela situação e tomar a decisão que gostaria de ter tomado e que evitaria o constrangimento que veio depois da situação.
- Também é viável escolher pagar o preço pelo erro no momento presente. Se, por exemplo, no passado tirou algo de alguém, pagar de alguma forma. Se mentiu, revelar se for possível, ou não realizar mais a coisa em outras situações semelhantes. Isso ressignifica àquela e muda a crença.
- Reinterpretar as memórias da infância ( postada segunda) e escrever as novas crenças interpretadas para assimilá-las.
Ex: EU TENHO QUE SER SEMPRE QUERIDA, SIMPÁTICA PARA GOSTAREM DE MIM, SE EU EXPRESSAR MINHAS OPINIÕES CONTRÁRIAS ACABAREI SENDO PUNIDA E HUMILHADA, ESTOU A MERCÊ DOS OUTROS. ENTÃO EU SORRIREI E SEREI BOAZINHA E CONFORMADA.
PARA:
EU NÃO PRECISO SER SEMPRE QUERIDA. EU DEVO MANTER O MEU BOM SENSO, SATISFAZER MINHAS PRÓPRIAS NECESSIDADES ME FARÁ FELIZ. EU SOU RESPONSÁVEL PELA MINHA VIDA E LEVAREI EM CONTA MINHAS NECESSIDADES BEM COMO AS DOS OUTROS.
- É Angustiante, mas não é Perigoso. (Você é um adulto, não um bebê)
É ANGUSTIANTE FALAR EM PÚBLICO, MAS NÃO É PERIGOSO.
- Agindo “COMO SE” - Pode parecer artificial, mas fingir no começo ajudará a chegar lá. MAS EM FORMA DE IMAGINAÇÃO E HABITUALMENTE E COM EMOÇÃO FORTE DO QUERER QUE ACONTEÇA. VIVER “COMO SE”
- A busca para mudar crenças começa primeiro deixando de lado todas as crenças e encontrar a sua crença, que no final é a Verdade, por si mesma sem referenciais do que alguém crê. Na verdade não seria buscar nova crença, mas deixar com que a verdade interior aflore, e então não é uma questão de acreditar em algo, mas SER aquilo. Quando você tenta reorganizar seu passado racionalmente, você escolhe algumas coisas que quer viver, a questão é que as noites escuras virão automaticamente, seus prazeres estão misturados com suas dores. Mudar também é abrir mão de alguns prazeres que trazem ou trouxeram dores, para acessar prazeres diferentes. É como terminar uma relação, terminar aquele sentimento que temos medo que morra porque também morrerá as lembranças boas, mas se ele for amor ele nascerá depois de outra forma mais adequada. É não ter medo de que algo se encerre em você com todas as suas nuances para que uma verdade nasça. Se aquilo que era visto como positivo também for a verdade, ela volta.
- Uma crença meramente aprendida é como uma droga, parecemos zumbis. Um zumbi pode ser muçulmano, católico. Às vezes se cansam e mudam de rótulo, muçulmanos viram católicos e católicos viram muçulmanos (Não estamos falando de religião, foi só para exemplificar como mudamos). Disfarçam que mudaram, mas apenas trocam de roupa, não chegam ao SER. Não se pode alterar nada respeitoso sem inconveniências. NÃO SE MANIPULA QUEM FOI REINTEGRADO. Enquanto não nos reintegrarmos seremos adolescentes seja aos 18, 30, 80. QUEM É SUAS PRÓPRIAS CRENÇAS NÃO PRECISA DE LUGAR SEGURO, ELA É O PRÓPRIO PORTO, ELA NÃO PRECISA DE PROTEÇÃO, GUIA. Tudo que ela tem é gratidão, mas ela não compreende o que é gratidão, porque não precisa disso. A existência só compreende o SER, e então a gratidão é ela e ponto. VOCÊ PRECISA ENCONTRAR AS PRÓPRIAS REGRAS. NÃO JOGUE O JOGO DOS OUTROS. NÃO PODEMOS PERDER A PUREZA DE CONSCIÊNCIA. UM CORAÇÃO CHEIO DE CONCLUSÕES ESTÁ MORTO.
SER A VERDADE É O CAMINHO PARA LIMPAR AS CRENÇAS QUE ESTÃO TE FAZENDO TÃO MAL.
Luciana Sereniski
CRP 12/06912
Os conteúdos postados sobre Crenças, são parte do Curso on-line, por isso não estão em forma de textos organizados. São ideias soltas.
0 comentários