O Poder do Agora - Como começar para estar no Agora
15:47
Comece assim para estar no Agora:
1 - Com seu Eu Superior ouça sua voz que diz através de pensamentos repetitivos principalmente aquelas coisas que você escuta há anos. Observe o que você acredita há anos. Mas não julgue.
Não ache seu pensamento certo ou errado, apenas observe o que você acha sobre. Se você julgar é o pensamento, não o Eu Superior. Quando você pensa e vem o julgamento da coisa há a ideia de que você se identificou com o pensamento, então é o próprio pensamento quem cria o falso Eu - Ego que se identifica com ele. Quando você se mantém com seu Eu Real só observando, não há identificação. Se não há identificação ele não recebe tua energia (carga emocional) e o pensamento involuntário e compulsivo desaparece.
Ex.: Você precisa realizar algo. Vem o medo de não conseguir. Quem é o medo? Um pensamento. Se você se identificar com o pensamento terá o medo. Se observar o pensamento, que o pensamento trouxe o medo, você não o julgará por ele o ter trazido. O pensamento não é teu inimigo. Ele deve ter a sua razão para aquilo, que é apresentar o que tem dentro de Si.
Mas se você aceita o Medo não rompe aquilo lá dentro. Se observar como o Medo vai fazendo para se posicionar. "Ele é um pensamento". Observe como ele vai usando o teu corpo, criando arrepios, ansiedade, mas você vai apenas e apesar do pensamento continuando a fazer, não resistindo, não procrastinando, não havendo a identificação com o pensamento. Isso vai fazer você ir em direção àquilo que você é, que está atrás do pensamento do Medo.
Esse ir além do pensamento nos leva para interrupção do fluxo mental, um vazio se abre. E você começa a sentir paz, serenidade. Não é um transe, onde você fica serena, mas inconsciente. É uma paz serena, mas com vitalidade, te alerta, te foca, e é consciente. Você faz sem pensar o que precisa ser feito. É como se fosse aqueles minutos de inspiração que temos e pintamos, escrevemos, criamos algo sem cansaço porque não houve um pensamento me cansando. O pensamento é que me cansa, não a criação. Ela me dá inclusive mais energia. Você está presente naquilo.
2 - Outra forma é a meditação - Você não observa o pensador, direciona a mente para o agora. Está andando, presta atenção com qual perna pisa no chão. Está escrevendo, fica olhando a letra sair da caneta. Isso é estar no presente. Ficamos alertas, mas conscientes. É passar creme no corpo se percebendo, quente, frio, como sente a mão.
Sabe o que atrapalha estar no presente? É nosso pensamento dizendo: Não sei se estou, acho que não consegui. Porque ele é concreto e não consegue tocar o presente. Ele só pode ser sentido.
O passo mais importante na direção do Eu é se separar (dissociar) do pensamento. Então você vai ganhando consciência.
Você sabe que está no Eu-Ego quando o pensamento continua tentando trazer o medo, a raiva, as ideias da memória do que não deu certo. Se você só olha ele, e continua avançando porque teu referencial não é o passado, as memórias, o que houve, mas teu futuro, você vai ultrapassando o pensamento. E se você está criando no agora, então mesmo que não tenha dado certo no passado você sabe se o futuro dará certo porque isso já está acontecendo no presente, já que de fato não existe essa separação. Tudo é Agora.
Você pode pensar: Eu quero tanto mais dinheiro no futuro ou um relacionamento e não está acontecendo no presente. Mas, se você continuar fazendo no presente e não julgando o agora, vai entender que o que está acontecendo "agora" é o necessário para que você consiga. Se desistir você desistiu do futuro, do presente e voltou ao passado.
Para saber se você está no presente, e se o que você deseja para daqui a pouco vai acontecer, perceba se há paz em você neste exato momento, realizando o que precisa realizar, sem contestação.
Luciana Sereniski
CRP 12/06912
0 comentários