O que estou fazendo de errado, já que meus desejos não estão se realizando? Parte 4.

09:38


4 - Perdendo tempo em Rede Social ou jogos: Não se preocupe, não bancarei seus pais, seus parceiros, seus amigos, e nem você mesmo que vive se condenando por passar tempo demais em rede social ou na frente de um vídeo game. Têm pessoas demais puxando sua orelha. 

Por isso sei que você já sabe que esse hábito, ou, já um vício está impedindo que seus desejos se realizem. Não há mais foco, concentração, disciplina. Se é que um dia houve. 

Te explicar que o vício por rede social, jogos, comida, sexo ou drogas fica na mesma região do cérebro e que para sua mente não importa no que está viciado, o prejuízo pode ser o mesmo, também sei que não vai adiantar. 

Quando o assunto é hábito ou vício, prefiro menos explicações, já que a mente vai arrumar um jeito de te enganar mesmo, e justificar seu comportamento. 

Então vamos a...

Como a Psicologia pode trabalhar nessa hipótese: Viciados mentem e mentem muito, principalmente para si mesmos. A mente de um viciado em rede social ou jogos não é diferente. Essa mente não vai aceitar que não consegue dormir porque não consegue parar de olhar o celular, ou dar um tempo no jogo. Vai justificar que fica nas redes sociais porque não consegue dormir, que vai até o final do jogo que pode levar um dia inteiro, porque é persistente. 

O caminho então é exercitarmos a mente para que ela pense diferente. Assim como para criar força muscular, com exercícios mentais criamos força mental para que controlemos nossa vontade e possamos escolher nossos comportamentos, começando pela escolha dos pensamentos. Sim, o que pensamos pode e deve ser controlado. Normalmente esses exercícios precisam ser realizados uns 25 minutos todos os dias, por no mínimo 1 mês. Conforme o caso, logicamente começamos com menos tempo. Mas o mês precisa ser completo, ou seja, não conseguindo realizar um dia, precisa retornar ao início. Vou dar um exemplo porque não há uma receita. Cada pessoa recebe seus exercícios de forma personalizada. Mas o objetivo é sempre o mesmo: Criar força mental para resistir às tentações do vício. Embora citei rede social e jogos, esses exercícios também são utilizados para pessoas que não tem controle sobre passar o tempo todo pensando em alguém, não conseguem deixar de bisbilhotar a rede social do ex ou da ex, não consegue deixar de responder uma mensagem de alguém que está te iludindo e você sabe, pessoas que tem pensamentos obsessivos e pensamentos acelerados. Enfim serve para toda forma de falta de vontade e falta de controle. 

Exercício: Os exercícios são sempre alterados quando se tornam automáticos, quando os pensamentos que não tem relação com o que está fazendo, invadem a mente. Os exercícios são individuais porque precisam ir contra aquilo a que a pessoa tem facilidade, já que nesse caso o automatismo mental continua e não exige foco no ato, o que impossibilita criar musculatura mental. Leia-se força mental.

Ex: Faça uma conta (aquele tipo rosário cristão) com 100 pedras, deixando pequenos espaços para ir arrastando as pedras enquanto conta. Com ele na mão vá arrastando e contando as pedras até chegar a 600, ou seja 6 vezes a conta. Sendo que a cada rodada você altera a direção. Primeiros 100 arrasta para a direita, outros 100 para esquerda. Realizar isso não errando nenhuma contagem. Errou uma lá no meio, volta ao início. 

Esse exercício e mais no mínimo 4 são passados no primeiro momento. A soma de tempo desses 5 exercícios dará uns 25 minutos diários, se fizer sem erros. Nesse tempo sua mente não consegue ficar naquela divagação emocional e a força mental vai sendo criada. 

Vou dar uma outra dica: Comece a ter mais controle emocional quando portas batem, ruídos aparecem de repente, campainhas tocam, pessoas gritam. Ao não causar uma emoção de pavor, dar um pulo, levar um susto, dizer algo em seguida de um fato assim acontecer, você vai criando força para dominar sua mente. Cria atenção plena ao momento que está vivendo. Quem estiver de fato atento vivendo no presente vai conseguir antecipar o que vai acontecer. E talvez até poder impedir. 

Recobrando o controle você sairá do mundo virtual, onde personagens de jogos vencem e pessoas realizam coisas, ou mentem que, e começará a realizar os desejos da própria vida. Afinal é isso que você quer não é? Se realmente for, impossível que não consiga.

Obs.: Levantei apenas algumas hipóteses e falei sobre, mas há outras hipóteses que cabe a cada um levantar sobre não estar manifestando seus desejos, como:
- Ganhos Secundários,
- Muitos desejos de uma só vez, em desencontro com a realidade, e sem planejamento,
- Inconstância dos desejos,
- Vários fracassos no que deseja, e a criação de medo excessivo.

Enfim, a lista pode ser grande. A solução primeira é descobrir o ou os impedimentos. 

Luciana Sereniski
CRP 12/06912

You Might Also Like

0 comentários