O que estou fazendo de errado, já que meus desejos não estão se realizando? Parte 3
14:14
...Continuação
3 - Falta de Planejamento Personalizado: Uma jovem de 17 anos chegou com um distúrbio de Ansiedade e algumas patologias que podem estar associadas: Transtorno de Pânico com Ataques, Depressão, Obesidade. Cinco anos antes foi indiretamente pré-determinado pela família que ela faria certa faculdade. O fato deles terem sido tão amorosos, tão presentes, tão estimuladores, tão confiantes no potencial dela, tão disponíveis financeiramente, fez com que ela pronunciasse o que eles queriam ouvir, e o que ela pensava que tinha escolhido: “Vou fazer vestibular para…”. Ela era inteligente, focada, disciplinada, mas a escolha retirou toda sua originalidade, espontaneidade e estava acabando com o desejo de viver. Mas eu nunca havia visto um Planejamento de Estudo e de Vida tão completo. A única coisa que não constava era o tempo que ela poderia respirar, porque tenho certeza que pela angústia que chegou, respirava às vezes.
Com 17 anos ela tinha um Planejamento detalhado até os 35 anos, quando então poderia pensar em casar. Embora não havia o tempo para namorar até lá. Tudo era voltado para a vida profissional e financeira. Minutos eram detalhados. Escovar os dentes, e arrumar o cabelo pela manhã tinha um prazo de 5 minutos, que era levado à risca.
Com o Planejamento e quantidade de tempo dispensada aos estudos ela poderia passar aonde quisesse. Mas não passou em nenhuma. Um excelente Planejamento não é garantia de que o desejo vai se realizar. Mas sem um Planejamento é improvável que um desejo se materialize. O motivo da não realização do desejo dessa moça, primeiro foi porque ela não estava consciente que o desejo não era dela, mas sua mente estava tentando mostrar isso quando começou a materializar patologias. Nas provas ela desmaiava, tinha brancos, vômitos, enxaqueca...Segundo, porque o Planejamento transformou ela num robô voltado somente para estudar, trabalhar, ganhar dinheiro. Cancelou sua vida amorosa, ainda mais numa idade em que ela estava despertando para a sexualidade; tirou-lhe o direito ao lazer; à saúde, por mais que ela tivesse a possibilidade de ter uma excelente alimentação e acesso aos melhores médicos, a saúde não era tão importante quanto o tempo de estudos; o tempo com amigos e familiares, praticamente nada; tempo de reflexão, espiritualidade e ócio, jamais. Sua vida até os 35 anos seria quarto, universidade, livrarias, biblioteca, cursos, mestrado, doutorado - PhD, filmes voltados para vida profissional, viagem somente 1 semana a cada 6 meses, para lugares voltados a vida profissional. Não preciso me alongar para que percebam que não havia espaços para erros, para ser flexível, espontânea, criativa, vital para todo Planejamento.
Inclusive em recente pesquisa, em ordem de importância, a Criatividade é a competência profissional mais buscada nas empresas, seguidas de Persuasão, Colaboração, Adaptabilidade e Gerenciamento de Tempo.
Inclusive em recente pesquisa, em ordem de importância, a Criatividade é a competência profissional mais buscada nas empresas, seguidas de Persuasão, Colaboração, Adaptabilidade e Gerenciamento de Tempo.
Viciada em Planejamento, como a família ensinou, refizemos depois de um período que possibilitou que eu a conhecesse e que ela se conhecesse, um Planejamento para a pessoa que ela era, incluindo todos os aspectos que uma vida necessita ter, e com a possibilidade de desenvolver essas competências, que se alteram de posição, mas nos últimas anos, são de importância nos escritórios de RH.
O mesmo já aconteceu com um rapaz que entrou para O Marketing de Rede, chegando à terapia, depois de um ano cumprindo um Planejamento detalhado, para executar aquela função que ele começou a sentir ódio por não conseguir avançar. Ele desejava muito os benefícios da função, que eram bem generosos. Mas sentia como se tivesse abusado do Ser real que ele era, que detestava vendas, contatos. Quando descobriu que seu perfil não era de um líder, mas de um estrategista, teve uma ideia de negócio que em 2 anos já trouxe à ele metade dos rendimentos que ele estava se propondo ganhar no Marketing de Rede em 7 anos.
Como a Psicologia pode trabalhar nessa hipótese: Tenho vontade de relatar todas as histórias de reconstrução de vidas que já vivenciei, mas creio que para compreensão da necessidade de um Planejamento que não mate o restante dos aspectos, essas sejam suficientes. E é exatamente esse o trabalho da psicologia quando falamos da realização de um Planejamento. Por trás de um Planejamento, tem um Ser, tem uma Vida, tem uma missão de Vida. Não basta excelentes Planejamentos técnicos, e algumas vezes algumas ferramentas aplicadas para estimular que se vá adiante. Precisa antes que o planejador saiba realmente quem é, o que o satisfaz, o que ele sente, o que o motiva, o que o desafia, no que ele consegue focar e principalmente no que pode se apoiar no momento para levar o plano adiante: que valor financeiro possui, com quem pode contar, que conhecimentos sobre o assunto possui, tempo disponível, espaço, e o que mais for necessário para a concretização dos desejos.
Um Planejamento precisa envolver a sua realidade. Um robô pode realizar o que se propôs, mas não sente nada quando e se termina o planejado. Por isso, primeiro, mais certeza quando se impuser realizar alguma coisa, porque as consequências do desgaste de um Planejamento ilusório chegarão roubando um pouco de vida.
O Planejamento precisa englobar todas as áreas da vida, protagonizando obviamente mais as áreas que precisam ser focadas para a realização do desejo.
Lembre que escrever o que deseja não é Planejamento. Planejamento necessita de prazos determinados, objetivos, metas, tarefas. Detalhes, detalhes e muitos detalhes.
O processo de Imaginação Ativa da Teoria Junguiana, é excepcional para a materialização dos desejos, pois permite lidarmos com a sombra que causa a resistência a manifestação do que quero. Há dinâmicas, testes, relaxamentos, há uma infinidade de possibilidades que nessa hipótese um psicólogo pode colaborar. É Impossível não conseguir quando o desejo é legítimo e o caminho é trilhado.
É um erro achar que Planejamento serve apenas para quem está buscando se posicionar na vida profissional e financeira. Todos os aspectos da vida precisam de Planejamento para que os resultados venham. Uma relação amorosa entra aqui também.
Observação: A moça citada, hoje com alguns anos a mais, está casada, tem um filho, não fez nem aquela, nem outra faculdade e hoje é uma pessoa realizada que ganha bastante dinheiro com o que a tornou famosa. Não foi o resultado que a família desejava, nem exatamente saiu como o planejado. Quando você segue um plano, você segue com a consciência daquele momento. Deixando espaço para a espontaneidade, trabalhando o autoconhecimento. Algumas coisas que não estavam ali vão aparecendo. Algumas que eram importantes podem deixar de ser, e outras que nem mesmo davam sinal de existir de repente se exibem, como o botão de uma flor, que se abre do dia para a noite. Atentos a isso, Planejamentos precisam se ajustar, e abrir espaço para as surpresas que vão surgindo. No caso dessa moça o amor de um homem e o filho chegaram antes da faculdade e exatamente por isso que hoje ela sabe exatamente o que a realiza profissionalmente.
Muitos desejos que não se realizam acontecem porque esquecemos desse ajustamento. Um sorvete, por exemplo, não destrói um Planejamento de emagrecimento, mas a rigidez acaba com muito mais do que isso.
Nem tão à esquerda, nem tão à direita. Seres humanos evoluídos vivem no equilíbrio.
Luciana Sereniski
CRP 12/06912
0 comentários