Capacitação para ter Pensamentos Positivos - Parte 2
19:51
3 - A Atitude Positiva está além de apenas Pensar Positivo
A Atitude Mental Positiva está além de decidir mudar a forma de pensar: "pensar positivamente de forma alegre e com boa disposição", embora seja garantia que ter boa disposição para pensar positivamente muda a maneira como olhamos as coisas e portanto altera para melhor as situações ao redor. No entanto, a mudança significativa dessa forma de pensamento e uma drástica alteração de resultados depende de querer, de vontade, de esforço consciente e implementação de estratégias que suportem a decisão para conseguir nos elevar, nos distanciar e estruturar uma solução, mesmo perante uma adversidade, dificuldade, dor emocional.
Aqui sugiro uma sequência de ações que apoiadas por um raciocínio lógico e flexível irão trazer mudanças reais:
A)Seja consciente, foque-se no seu diálogo interno
Esteja consciente de como você pensa, preste atenção às suas crenças negativas, suas conversas interiores, preste atenção às ações negativas, ao julgamento que faz das pessoas e das situações e perceba o que te faz sentir mal e que sentimento surge com isso (raiva, medo, inveja, tristeza, inferioridade, ciúmes, etc…).
Use a força de vontade para enfraquecer essa dinâmica interna. Evite os comportamentos, as atitudes, os pensamentos, os julgamentos, sentimentos que te trazem negatividade.
B) Assuma a responsabilidade. Tudo depende de você
É fácil apontar o dedo, culpar, julgar, vitimar-se, difícil é o caminho da quebra. Quando você culpa os outros pelo que ocorre com você sua atenção é direcionada para fora e você não consegue mais reunir os recursos para conseguir vislumbrar uma solução, e isso depende só de você.
C) Comprometa-se com você a adotar uma Atitude Positiva
O passo final é comprometer-se com a mudança de atitude. Sem um compromisso total, pouco progresso pode ser feito. Se comprometa completamente com a criação e implementação de um diálogo interno mais positivo. Leve em consideração a possibilidade de mudar algumas crenças que possam estar impedindo a mudança de atitude. Depois estabeleça metas para implementar as novas crenças e novas formas de realizar as situações.
Se sentir dificuldade, um psicólogo poderia ser uma excelente saída.
Luciana Sereniski
CRP 12/06912
0 comentários